Topo

Esse conteúdo é antigo

Pastor suspeito de lobby no MEC organizou caravana para visitar Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 18h12Atualizada em 23/03/2022 18h49

O pastor Gilmar Santos, suspeito de ser um dos principais responsáveis pelo suposto lobby no MEC (Ministério da Educação) que privilegiava religiosos em repasses de verbas, organizava caravanas para encontros com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em um vídeo de 2019 publicado no canal do Youtube do pastor Abimael Flor, líder da Assembleia de Deus Ministério Goiana, ele agradece a Gilmar Santos por ter organizado o encontro.

"Acabamos agora de participar da reunião com o presidente Jair Messias Bolsonaro. Estamos aqui na caravana do nosso querido pastor Gilmar", explica Abimael Flor.

No vídeo, Santos responde, agradecendo a presença do pastor, e confirma que ele havia feito o convite aos outros religiosos. "Ele é o meu convidado também", disse.

O vídeo foi publicado no dia 18 de outubro de 2019, quando constou, na agenda de Bolsonaro, uma reunião com Gilmar Santos, sem menção a outros participantes ou ao tema do encontro.

Na última segunda-feira (21), o jornal Folha de S.Paulo divulgou um áudio no qual o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma que o governo federal prioriza a liberação de verbas para prefeituras ligadas a dois pastores. Um deles é Gilmar Santos, que chega a ser mencionado por Ribeiro.

"Foi um pedido especial que o Presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar", diz o ministro no áudio obtido pela Folha.

Ontem, Ribeiro admitiu ter se encontrado com os pastores citados, mas isentou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de pedir "atendimento preferencial" a eles.