Topo

Escolas privadas pioraram mais que públicas no Enem 2012

Da Agência Estado, em São Paulo

27/11/2013 09h05

Os resultados por escola no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 mostram que a rede privada piorou mais que a pública em comparação com 2011, puxando a média das notas para baixo - sobretudo em São Paulo. Entre escolas particulares paulistas, 47% daquelas que tiveram os resultados dos dois últimos anos divulgados registraram queda na média geral. Entre as públicas, esse porcentual foi de 34%. O mesmo ocorre em todo país: 45% das privadas caíram entre 2011 e 2012, enquanto a queda nas públicas chegou a 40%.

As médias são calculadas com base nas notas das quatro áreas da prova (linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática). Com o método matemático adotado, é possível comparar o desempenho - teoricamente, os exames sempre têm o mesmo grau de dificuldade. Das 11.239 escolas que aparecem na lista do Enem de 2012, 6.833 tiveram dados em 2011. Entre essas, a média geral das notas caiu 3%, de 537 para 521 pontos. O recorte foi realizado pelo Estadão Dados.

Enem 2012 por escola

  • Arte UOL

    Consulte a nota da sua escola e veja o ranking do seu Estado

Entre as instituições que tiveram os dados nos dois anos, houve queda em todas as redes na área de linguagens (Português e Língua Estrangeira). A rede privada, entretanto, teve a maior queda nessa área, de 6,1%. A rede particular foi a única que teve queda na média na área de ciências da natureza.

A diretora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, vê informações importantes, mas diz que é preciso ter cautela. "Os resultados não podem ser ignorados, mas é importante saber que é apenas um retrato", observa. "No ranking, parece que a rede particular é muito melhor que a pública, o que nem sempre é verdade." Na média geral das quatro áreas, a rede privada tem nota 20% maior que a pública.

Entre as 20 escolas que ocupam o topo do ranking, apenas 4 são do Estado de São Paulo - no ano passado, eram 6. Para ter as médias divulgadas, as unidades precisam ter ao menos dez alunos no Enem e 50% de seus concluintes. O critério deixou escolas tradicionais de fora e algumas unidades já anunciaram que vão recorrer.

Considerando todas as escolas, incluindo as que aparecem só em 2012 e estavam no ano anterior, apenas quatro unidades da federação têm mais da metade das escolas com notas acima da média nacional: São Paulo, Bahia, Rio e Distrito Federal. No Estado do Acre, o pior colocado, só 15,1% das unidades tiveram desempenho acima da média. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".