Topo

Reitor da USP defende uso de recursos privados

Em São Paulo

25/09/2014 09h34

Ao jornal "O Estado de S. Paulo", o reitor da USP (Universidade de São Paulo), Marco Antonio Zago, defendeu a realização de convênios com a iniciativa privada como fontes alternativas de recursos para a instituição. Leia trechos da entrevista:

- Não seria interessante que a sociedade participasse das decisões, que a USP se assumisse como uma instituição que tem um papel social, sustentada pela população de São Paulo?

Zago: Concordo que a universidade é um instrumento da sociedade. A autonomia dela tem de atender ao interesse social. A pedra de toque do programa de gestão que depositei quando me candidatei é exatamente essa: olhar muito mais para as necessidades da sociedade ao se organizar as ações e decisões da universidade.

- Isso poderia levar a novas fontes de recursos, com convênios com os setores produtivos?

Zago: Eu acho que sim, como ocorre com outras universidades estrangeiras. No entanto, existem grupos na universidade que pensam que ela deve depender exclusivamente dos recursos públicos e que a aceitação desses outros significa abrir mão da isenção para atender a interesses outros. Eu não concordo com isso.

- Em muitos países, como Estados Unidos, Inglaterra e China, as universidades públicas são pagas. Aqui é possível levar essa discussão?

Zago: Não. É uma questão constitucional. Mudar o artigo significaria que a sociedade como um todo adotou outra visão. No momento, sigo a visão predominante de que essas universidades públicas devem ser gratuitas no sentido de não cobrar mensalidade.

- No decorrer da greve, o ambiente se deteriorou com episódios de agressividade. Seria possível evitar isso?

Zago: Espero muito que sim. É fundamental na universidade a aceitação da diversidade de ideias. Se não, ela perde sua função. A intolerância com pontos de vista divergentes é a pior coisa que pode ocorrer na universidade.

É tão grave quanto o que ocorre quando ela é submetida a um regime ditatorial. Por isso, houve manifestações de repúdio que tomaram dimensões muito grandes.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".