Topo

Medicina da USP suspende festas no campus após denúncias

Em São Paulo

18/11/2014 17h49

A direção da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) emitiu nesta terça-feira (18) uma resolução que suspende as festas realizadas pelo Centro Acadêmico no campus da universidade. A medida foi adotada após a denúncia de duas alunas da USP de estupros em confraternizações da faculdade.

A decisão da direção foi tomada emergencialmente, pois nesta quarta estava marcada a festa Quarta Insana, que reuniria estudantes da Medicina, Nutrição e Enfermagem. Segundo a direção da Faculdade, a suspensão foi tomada em conjunto para evitar qualquer tipo de situação que possa resultar em infrações.

O cancelamento das festas dentro da faculdade será válido até o dia 26 de novembro, na próxima quarta-feira, quando a Congregação da Faculdade de Medicina fará uma reunião extraordinária para discutir as denúncias de estupro. A direção vai discutir quais medidas podem ser adotadas para regular as festas dos estudantes ou até mesmo suspender as confraternizações no interior da universidade.

A AAAOC (Associação Atlética Acadêmica) recebeu a notificação e cancelou o evento desta quarta, que já tinha mais de 500 convidados confirmados. A reportagem entrou em contato com o CAOC, que preferiu não se manifestar.

Denúncias

Há uma semana, duas alunas da USP relataram publicamente estupros sofridos em festas promovidas por alunos da instituição na capital. Os depoimentos foram realizados em audiência pública na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Uma estudante do 4º ano, de 24 anos, disse que sofreu dois estupros em 2011 em festas da associação.

Outra estudante, também sem identificação, contou que foi violentada sexualmente na festa Cervejada, em 2013, organizada pelos estudantes de Medicina. Ela disse ter sido abordada por dois alunos, do 4º e do 5º ano, que a chamaram para beber no carro de um deles. Quando a jovem foi até o local, alegou ter sido abusada. "Passaram a mão nas minhas partes íntimas. Eu gritei para que parassem e continuaram".

O Ministério Público abriu inquérito no final de agosto para apurar o caso. Nesta quarta, uma comissão da FMUSP vai prestar depoimento no MP sobre oito denúncias de violência sexual. Segundo os promotores que investigam o caso, as vítimas afirmam que "não houve suporte" da diretoria da faculdade na apuração dos casos.