Topo

Só seis dos 20 cursos top da USP vão usar Enem

Em São Paulo

06/06/2015 10h26

Das 20 carreiras com maior nota de corte na USP (Universidade de São Paulo) --54 a 72 pontos de 90 possíveis--, apenas seis terão reserva de vagas para candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo proposta da Pró-Reitoria de Graduação. Medicina e psicologia, na capital e em Ribeirão Preto, direito e engenharias na Escola Politécnica são as carreiras de ponta para as quais o Enem foi sugerido.

Para valer, a mudança no vestibular ainda depende do aval das faculdades e dos conselhos superiores da instituição. O documento em que a pró-reitoria recomenda uma proporção de vagas pelo exame para cada curso foi obtido pela reportagem. A ideia da USP é que essas cadeiras sejam ofertadas só para candidatos da rede pública pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma digital que reúne vagas do ensino superior público. A fatia de vagas reservadas deve variar para cada curso, e a USP prevê a mudança já para este vestibular.

A meta da universidade é ter, até 2018, metade de alunos de escola pública, com 35% de PPI (Pretos, Pardos e Indígenas). O uso do Enem é uma aposta para cumprir o objetivo. A USP não usa cotas, mas bônus no vestibular para candidatos de rede pública e PPI. A nova proposta, com o Enem, não prevê recorte de renda ou classe.

Caso a sugestão seja aceita, 241 das 2.625 vagas das carreiras mais difíceis seriam disputadas pelo exame federal. É justamente nos cursos de elite em que a USP enfrenta maior dificuldade para promover inclusão.

Das graduações top, a "cota" máxima via Enem é de 20% do total de cadeiras, caso da Faculdade de Direito da capital. Na graduação de medicina, em São Paulo, a taxa é de 14,3%; e na Medicina de Ribeirão Preto é de 15%. Nos cursos da Escola Politécnica, a proposta é de 10%.

As faculdades têm até o dia 12 para debater e responder à pró-reitoria. Devem indicar quais notas mínimas no Enem seriam usadas. As discussões nos conselhos superiores serão feitas até o fim deste mês.

Na média da USP, 14,9% das 11.057 vagas seriam reservadas. Das 42 unidades, 28 já se mostraram favoráveis ao Enem. Para definir a proporção de vagas, a pró-reitoria considerou a concorrência na Fuvest, a taxa de inclusão de alunos de escola pública e o interesse da unidade.

Divisão

A ECA (Escola de Comunicações e Artes) e a Escola de Engenharia de São Carlos, que abrigam nove das carreiras mais disputadas, optaram por manter como forma de ingresso apenas a Fuvest. As unidades poderão rediscutir o tema neste mês. Para cursos com prova específica, como Arquitetura, o Enem foi descartado.

As Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e de Odontologia, de acordo com o documento, são outras que rejeitaram o exame. A licenciatura em Ciências Exatas, ministrada em São Carlos, tem a maior cota via Enem: 50%. Procurada, a USP não comentou a proposta. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".