Topo

É importante a violência contra a mulher cair no Enem, diz Maria da Penha

Maria da Penha Fernandes: a mulher que inspirou a lei que leva o seu nome - Iracema Chequer - 9.set.09/Folhapress
Maria da Penha Fernandes: a mulher que inspirou a lei que leva o seu nome Imagem: Iracema Chequer - 9.set.09/Folhapress

Em São Paulo

27/10/2015 08h55

Nove anos após a aprovação da Lei 11.340, conhecida como Maria da Penha, a violência contra a mulher foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Maria da Penha Maia Fernandes, de 70 anos, cuja história inspirou a legislação, considera a prova uma oportunidade para medir a percepção dos estudantes sobre o assunto.

Ela sofreu duas tentativas de homicídio, praticadas pelo ex-marido - ferida por um disparo, ficou em cadeira de rodas. Por anos, lutou pela prisão do agressor. Sua batalha originou a Lei Maria da Penha, que estabelece penas mais duras para a violência em casos de violência doméstica. A legislação foi parte do material de apoio na redação do Enem, prova realizada no domingo, 25.

"As pessoas precisam cada vez mais se conscientizar sobre a importância da lei na vida das mulheres", disse Maria da Penha em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. "Nós sabemos que a violência está muito presente na vida do jovem. Quer eles vivam com o pai agressor, quer vivam agredindo suas namoradas, porque aprenderam em casa", afirmou, ao ressaltar a importância do tema proposto na redação do Enem.

Questionada sobre o que seria necessário para a violência de gênero diminuir no Brasil, Maria da Penha apontou a falta de uma grande política pública sobre o tema. "Fazer com que a Lei Maria da Penha seja devidamente implementada é o caminho para diminuir essas injustiças", finalizou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.