Topo

USP contrata consultoria privada para discutir novo modelo de gestão

21/09/2016 15h42

São Paulo - A Universidade de São Paulo (USP) anunciou que está desenvolvendo um projeto para melhorar a gestão da universidade, inclusive com o aprimoramento e ampliação da relação da instituição "com a sociedade e o setor produtivo". O projeto, batizado de USP do Futuro, está sendo desenvolvido pela consultoria McKinsey, que está sendo paga por doações de ex-alunos da universidade. O valor do contrato não foi divulgado.

Segundo a USP, o programa está em sua fase inicial de diagnóstico, com entrevistas com gestores, dirigentes, ex-alunos e outros representantes da universidade. A proposta já foi apresentada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) em setembro do ano passado.

A proposta foi anunciada depois de a Associação dos Docentes da USP (Adusp) ter publicado nota nesta terça-feira, 20, informando que recebeu uma denúncia anônima de que a reitoria da instituição estaria em tratativas para "criar um novo modelo de captação de recursos e gestão de orçamento para a universidade".

De acordo com a denúncia, haveria inclusive "uma possível mudança de legislação, bem como uma possível cobrança de mensalidade em cursos oferecidos pela USP". A universidade, em nota, negou que esteja em discussão a cobrança de mensalidades.