Topo

Mourão minimiza fala de Bolsonaro sobre Enem: 'Governo não mexeu'

Após denúncias de interferência na prova, Bolsonaro disse que o Enem está ganhando "a cara do governo" - Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
Após denúncias de interferência na prova, Bolsonaro disse que o Enem está ganhando 'a cara do governo' Imagem: Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Eduardo Gayer

Em Brasília

16/11/2021 11h27Atualizada em 16/11/2021 12h15

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou hoje que o governo federal não alterou questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por motivações políticas, como denunciaram servidores do Inpe (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Na chegada ao Palácio do Planalto, o general ainda minimizou a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), de que a prova estaria ganhando "a cara do governo".

"O presidente fez menção a algo que é a ideia dele, tem liberdade para isso. E o Enem está baseado em um banco de dados que foi construído há muito tempo, as questões não estão variando, o governo não mexeu em nenhuma questão de Enem", garantiu o vice-presidente.

No domingo, a TV Globo exibiu entrevistas com servidores do Inep que entregaram seus cargos em meio à debandada do órgão. Eles relataram tentativas de interferência no conteúdo das provas para agradar o governo.

Repercussão negativa

A suposta interferência do Planalto sobre o Enem foi criticada por especialistas. A diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Claudia Costin, a chamou de "inaceitável ingerência".

Ainda assim, Mourão minimizou a fala de Bolsonaro e se irritou com jornalistas que o questionaram sobre o assunto.

"Espera aí, gente, vamos abaixar a bolinha. Vocês conhecem o presidente, ele tem a sua maneira de se manifestar. Não vou ficar aqui fazendo crítica se sou vice dele, já falei isso para vocês várias vezes", declarou o vice-presidente.