Topo

Professora faltou ao trabalho por 23 anos na Índia

Hábito de professores de faltar ao trabalho é problema grave nas escolas da Índia - BBC
Hábito de professores de faltar ao trabalho é problema grave nas escolas da Índia Imagem: BBC

11/08/2014 11h20

Autoridades da Índia descobriram que uma professora da rede pública de escolas faltou ao trabalho durante 23 dos seus 24 anos de carreira. Sangeeta Kashyap foi contratada em 1990 para dar aulas de biologia em uma escola do Estado de Madhya Pradesh, região central do país.

As autoridades do setor de educação do Estado afirmaram que não sabem quando foi a última vez que Sangeeta recebeu um salário, mas ela ainda está na lista de funcionários.

Elas disseram à BBC que a professora será demitida. Acredita-se que Sangeeta estabeleceu um novo recorde de faltas no trabalho na Índia.

O caso de Sangeeta Kashyap foi divulgado pela imprensa do país, mas ela ainda não foi encontrada para comentar o caso. Ainda não se sabe porque a professora não voltou ao trabalho ou se ela está trabalhando em outro lugar.


Três anos de licença
 

Sangeeta passou o primeiro ano de trabalho em uma escola da cidade de Dewas. Depois disso, ela tirou três anos de licença. Em 1994 ela foi transferida para uma escola na cidade de Indore, entrou com pedido de licença maternidade e nunca mais voltou a trabalhar.

Sushma Vaishya, diretora da Escola Pública Ahilya Ashram, em Indore, afirmou que as cartas enviadas pela escola ao endereço dela ficaram sem resposta.

Uma autoridade do departamento de educação informou que as autoridades na capital do Estado, Bhopal, foram contactadas para que Sangeeta fosse demitida.

"Não faço ideia da razão de nada ter sido feito. Estamos escrevendo para eles de novo para retirá-la (do cargo)", disse Sanjay Goel à BBC.

A escola pode ter três professores de biologia, mas apenas duas vagas estão ativas. A terceira é da professora Sangeeta Kashyap. Segundo correspondentes, o hábito de faltar ao trabalho é um problema comum em escolas públicas da Índia.

Um estudo do Banco Mundial feito em 2004 descobriu que 25% dos professores da Índia faltavam do trabalho e apenas cerca de metade dos professores estava presentes durante visitas surpresa em escolas pública primárias.