UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > PLANOS DE AULA

Reprodução

Matemática

Leitura de áreas

Antonio Rodrigues Neto*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Introdução


Por que, na matemática, há dificuldade de leitura e interpretação dos símbolos que representam um determinado conceito? Neste plano de aula, tentaremos contrapor essa situação à experiência de ler e interpretar o símbolo da unidade do metro quadrado, o que também servirá como mais um recurso para analisarmos melhor o significado do conceito de área.

Objetivo


Ler e interpretar a expressão utilizada para unidade de área, ilustrando-a com exemplos de situações que possam melhorar essa interpretação.

Estratégias


1) Pedir aos os alunos que tragam à aula recortes de anúncios relacionados à compra e venda de imóveis. Identificar e mostrar a unidade de área utilizada nessas propagandas.

2) Apresentar a descrição da definição de um metro quadrado como a área ocupada por um quadrado de um metro de lado. Mostrar a unidade que representa a definição dessa medida - que, no caso, é o m2.

3) Mostrar para os alunos que, quando falamos metro quadrado, estamos falando de um quadrado de 1 metro de lado. Por exemplo, ao lermos em uma propaganda que um terreno retangular possui uma área de 90 m2, falamos de noventa metros quadrados, o que significa que noventa quadrados de um metro de lado podem ser encaixados na superfície desse terreno.

5) Utilizar exemplos semelhantes para outras unidades de medidas de área, como o centímetro quadrado e o milímetro quadrado. Mostrar novamente o recurso do quadrado para interpretar melhor essas unidades. Quantos quadrados de 1 cm de lado cabem em uma folha de papel de 120 cm2?

Atividades


1) Pedir aos alunos que escolham notícias de jornais ou revistas que contenham informações sobre área. A partir dessas informações, pedir que eles as reinterpretem usando a figura do quadrado como um recurso.

2) Propor aos alunos alguns problemas para leitura e interpretação. Sugestão: Um apartamento possui uma sala retangular de 30 metros quadrados (m2). Pela definição dada, quantos pedaços quadrados de carpete, de 1 m de lado, podem ser encaixados no chão dessa sala? Ainda neste problema, com a restrição de não recortar os pedaços de carpete, quais as possíveis medidas da sala que poderemos ter para encaixar esses pedaços?


*Antonio Rodrigues Neto, professor de matemática no ensino
fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Inglês com a BBC Dicionários

Aulete

Português

Houaiss

Português

Michaelis


Tradutor Babylon


Lição de Casa

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host