UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > PLANOS DE AULA

Geografia

Energia elétrica: elaboração de maquetes

Luiz Carlos Parejo*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Conceitos


Produção de energia elétrica, maquete, escala, representação do espaço.

Objetivos


O aluno deverá ser capaz de analisar, compreender e construir maquetes dos diferentes meios de produção de energia elétrica. Também será capaz de perceber a associação entre essas formas de produção e o espaço como um todo, avaliando a melhor opção de instalação de um sistema a partir das necessidades locais e da preocupação com o meio ambiente. Aprender a trabalhar coletivamente. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:

1) Pesquisar sobre as diferentes formas de produção de energia;

2) Pesquisar imagens sobre os equipamentos e o espaço físico das diferentes formas de produção de energia;

3) Pesquisar sobre uma hidrelétrica em especial, com o objetivo de transformá-la em maquete;

4) Identificar, em território brasileiro, a localização das usinas termonucleares, hidrelétricas, eólicas e termoelétricas de carvão, óleo diesel, gás natural e outras.

Estratégia



1) Propor a pesquisa sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica;

2) Ler o texto Fontes de energia no Brasil do site Educação sobre o tema;

3) Produzir mapas localizando as diferentes formas de produção de energia elétrica e associar com o sistema integrado de distribuição de energia e as áreas que estão fora do sistema integrado. Fazer um texto analisando e comparando as diferentes formas de organização e distribuição da energia elétrica;

4) Propor, se possível, visitas a diferentes usinas de energia;

5) Separar os alunos em grupos e propor que, a partir das imagens das usinas, cada grupo produza uma maquete de uma usina diferente;

6) Fazer, em cartolina ou papel-cartão, uma representação, em escala, das diferentes usinas. Começar pela hidrelétrica (que é maior em área). Indicar a quantidade de energia produzida para cada usina.

Conclusão da atividade


1) Fazer um mural comparativo das diferentes fontes de energia;

2) Expor as maquetes junto ao mural, com explicações sobre o funcionamento e imagens das partes internas de uma usina verdadeira.


*Luiz Carlos Parejo é geógrafo e professor de geografia.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Inglês com a BBC Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host