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Biologia

Exercícios sobre conceitos clássicos de genética

Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

  • Reconhecer os diferentes conceitos de genética.
  • Estimular a resolução de desafios e a busca de soluções.

    Comentários

    A genética é uma disciplina que requer atenção, entendimento e realização de exercícios para sistematizar a aprendizagem, ou seja, exercícios que exijam leitura, interpretação do enunciado e realização de cálculos matemáticos.

    Apesar da ampla discussão que ocorre nos meios de comunicação sobre os novos rumos da genética - temas como "clonagem", "alimentos transgênicos" e "engenharia genética" tornaram-se comuns nos jornais e programas de tevê ou rádio -, faz-se necessário assegurar o conhecimento dos conceitos clássicos e mendelianos.

    Estratégias

    1) O professor deve entregar a lista de exercícios para todos os alunos (ver abaixo).

    2) Os alunos devem formar duplas, pois é importante a troca de informações durante a resolução dos exercícios.

    3) Os alunos devem responder os exercícios no caderno, podendo utilizar o livro ou suas próprias anotações como fonte de consulta.

    4) Seria bom que o professor circulasse pela sala, esclarecendo dúvidas.

    5) Para a correção, o professor pode solicitar que, um a um, os exercícios sejam resolvidos na lousa pelos próprios alunos. Nesse momento, o professor observa os possíveis equívocos e realiza as intervenções necessárias.

    Dica

    O professor deve formar as duplas utilizando algum tipo de sorteio.

    Exercícios sobre genética

    01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.

    02- (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.

    03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
    O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

    04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.
    a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
    b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

    05- (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

    06- (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?

    07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?

    08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?

    09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?

    10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

    11- (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:
    a) hereditários
    b) dominantes
    c) genotípicos
    d) adquiridos
    e) recessivos


    12- (PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:
    a) número de cromossomos
    b) forma dos cromossomos
    c) tamanho dos cromossomos
    d) todas alternativas anteriores
    e) nda

    13- (UNESP) Em organismos diplóides sexuados, cada par de cromossomos é formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozóides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos?
    a) 1/2
    b) 1/4
    c) 1/8
    d) 1/16
    e) 1/32


    14- (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:
    a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.
    b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
    c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas
    d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes
    e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.


    15- (UFSCAR) O que é fenótipo?
    a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
    b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
    c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
    d) é o conjunto de características de um indivíduo
    e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo


    16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:
    a) a relação genes-cromossomos
    b) a existência de cromossomos no núcleo celular
    c) o processo de reprodução dos vegetais
    d) a natureza química dos genes
    e) o processo da meiose


    17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:
    a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes
    b) alelos, recessivos, alelos, homólogos
    c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos
    d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos
    e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes


    18- (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:
    a) hemizigoto
    b) heterozigoto
    c) heterogamético
    d) homozigoto
    e) haplóide


    19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

    Cruzamento Resultado
    I x aa 100% púrpura
    II x aa 50% púrpura; 50% amarelo
    III x aa 100% amarelo
    IV x Aa 75% púrpura; 25% amarelo


    20- (Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?
    a) 150; 300
    b) 150; 450
    c) 300; 300
    d) 150; 150
    e) 450; 150


    21- (CESESP-PE) A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a geração F1 dará flores de coloração rósea. Intercruzando-se elementos dessa geração, na geração F2 aparecerão flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporção de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, você pode concluir que se trata de um caso de:
    a) polimeria
    b) interação gênica
    c) pleiotropia
    d) recessividade
    e) co-dominância


    22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausência de dominância, obtêm-se em F1 100% de indivíduos azuis. Do cruzamento dos indivíduos de F1, obtêm-se em F2 a seguinte relação fenotípica:
    a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco
    b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco
    c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos
    d) 25% brancos e 75% pretos
    e) 25% brancos e 75% azuis


    Apresentam genótipo Aa as linhagens:
    a) I e II
    b) II e III
    c) II e IV
    d) I e IV
    e) III e IV


    23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantêm uma distância de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do genótipo MN/mn?

    24- (UMC-SP) Um indivíduo de genótipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn
    Pergunta-se:
    a) Qual o genótipo do indivíduo? Ele é cis ou trans?
    b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem?
    c) Quais desses gametas são parentais e quais são recombinantes?
    d) Qual é a distância dos loci m e n no mapa gênico?


    25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, é cruzado com outro que é homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados:
    - não ocorreu permuta entre os genes A e C
    - ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D
    - ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D


    a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a seqüência mais provável desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A?
    b) Justifique sua resposta.

    *Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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