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Ciências

Experimento sobre densidade

Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

- Observar as diferentes densidades por meio de experimentação.

- Analisar as informações obtidas, registrando suas conclusões.

Introdução

Densidade é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume de uma determinada substância. Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a densidade de sólidos e líquidos é expressa em quilograma por metro cúbico - Kg/m3. No entanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou gramas por mililitro (g/ml).

A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.

Para caracterizarmos uma substância por meio de sua densidade, realizamos o cálculo abaixo:

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Veja alguns exemplos de substâncias e suas densidades:

Substâncias
Densidades
Água
0,997 g/cm3
Chumbo
11,3 g/cm3
Alumínio
2,70 g/cm3
Álcool etílico
0,789 g/cm3
Leite integral
1,03 g/cm3
Mercúrio
13,6 g/cm3

Materiais

- 1 becker ou um vidro
- mel
- óleo
- álcool com corante
- água com corante
- corantes: azul e vermelho
- bolinha de gude
- bolinha de isopor
- rolha de cortiça
- tampinha de garrafa
- serragem
- clip, etc.

Estratégias

1. O professor deverá organizar os alunos em grupos de até cinco alunos. Cada grupo deve ter à mão os materiais descritos acima.

2. Os alunos deverão colocar algumas gotas de corante azul na água e de vermelho no álcool, reservando-os.

3. Neste experimento serão colocados os líquidos na ordem decrescente de suas densidades, ou seja, o mais denso ficará no fundo do recipiente.

4. No vidro deverá ser colocado, primeiramente, o mel. Em seguida, a água, que deverá ser acrescentada ao recipiente devagar, de modo que escorra delicadamente pela parede do vidro. Depois colocar o óleo e, por último, o álcool.

5. Os alunos observarão as camadas das diferentes substâncias, discutindo sobre tal fato, realizando um levantamento de hipóteses e registrando-as.

6. Em seguida, acrescentarão os outros materiais (bolinha de isopor, serragem, etc.), um de cada vez, a fim de observar o que ocorre. Devem levantar hipóteses sobre o que observarem.

7. Os alunos devem registrar tudo que observarem, camada após camada.

8. O professor deverá, depois, esclarecer todas as dúvidas e explicar a questão da densidade, fornecendo as informações necessárias.

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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