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Física

Som: propriedades e características

Luis Fábio S. Pucci*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1. Identificar as propriedades e características do som.
2. Diferenciar timbre, altura e volume (intensidade) do som.

Comentários

Algumas atividades simples podem ajudar os alunos a compreender fenômenos relacionados às características físicas do som e suas propriedades, como a onda mecânica.

Além das atividades que esclarecem o que é uma onda sonora e como ela se propaga, podemos trabalhar também conceitos ligados às propriedades físicas características do som.

Por exemplo, podemos explorar os sons de instrumentos musicais, a fim de trabalhar conceitos como timbre, altura ou volume (intensidade) do som.

Estratégias

1. Apresente um instrumento - um violão ou uma flauta - à classe e explore os diferentes sons que ele produz, pedindo aos alunos que reparem nas variações produzidas por quem toca o instrumento. Isso pode ser feito pelo professor ou por um aluno que domine o instrumento escolhido.

Explore, no instrumento escolhido, as seguintes características físicas:

a) Timbre - toque uma mesma nota no violão e, depois, na flauta ou no piano. Peça que os alunos notem que, embora seja a mesma nota, os timbres são diferentes. É isso que caracteriza o instrumento: a fonte sonora.
b) Altura - está ligada à frequência do som (grave, médio, agudo). No violão, isso pode ser evidenciado tocando a corda mais fina e, depois, a mais grossa. Chame a atenção dos alunos para as diferentes frequências (sons graves e agudos).

Reprodução


c) Volume (intensidade) - pode ser apresentado tocando a mesma nota mais baixo e, a seguir, de novo, mais alto, ou seja, usando mais força ou energia ao tocar, sem mudar, contudo, a nota ou a corda. Pode-se usar um rádio e variar o volume no botão. Explore a relação existente com a quantidade de energia usada. O que caracteriza as ondas de maior intensidade (estudar a relação com a amplitude da onda)?

É possível também utilizar relações quantitativas e analisar gráficos de ondas, observando as características utilizadas acima (amplitude, comprimento de onda, frequência, etc.).

  • Sugestão: visite a página dedicada ao tema do som da Associação Portuguesa de Telemática Educativa, pois ela pode ajudar em seus trabalhos.

    2. Para mostrar como uma onda mecânica (o som) se propaga, podemos utilizar bacias plásticas com água e pedir aos alunos que joguem pequenas pedrinhas no centro da bacia. Eles devem observar as características da propagação das ondas formadas. Como é essa propagação? Qual é a semelhança com a propagação do som? Por que o som é classificado como onda mecânica? O que diferencia onda mecânica de onda eletromagnética? Será que o som se propaga mais rápido na água ou no ar?

    Com o auxílio do livro didático, podemos trabalhar com cálculos que incluam a comparação da velocidade de propagação do som no ar e na água, a fim de que os alunos tenham noção das relações existentes.

    Referências


    Física: Caderno do Professor - 2º série do ensino médio. São Paulo: SEESP, 2009.
    Operação Cosmos: a ameaça da gigante vermelha (manual do professor). Luis Fábio S. Pucci, São Paulo: Redalgo, 2009.


    *Luis Fábio S. Pucci é licenciado em física e matemática. Mestre em Educação, é professor do Instituto Galileo Galilei para a Educação.
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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