UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > PLANOS DE AULA

Agência Fapesp

Ciências

O estudo das bactérias

Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1) Conhecer as bactérias e suas diferentes funções;

2) Reconhecer a importância das bactérias para a vida;

3) Relacionar as diferentes aplicabilidades às bactérias.

Comentário introdutório

As bactérias são seres vivos que pertencem ao Reino Monera e que têm característica exclusiva. Elas apresentam célula procariótica, ou seja, seu material genético fica espalhado pelo citoplasma.

Apesar de serem relativamente simples, as bactérias realizam papéis de suma importância para o ambiente, para a vida e sua manutenção, melhorando assim a qualidade dela.

Estratégias

1) O ponto de partida será a leitura de dois textos encontrados no site Educação:

  • Esses microorganismos são úteis para nós em vários aspectos.

  • Sem elas, a vida não seria possível.

    2) A leitura deverá ocorrer na sala de aula, sendo realizada em voz alta por alguns alunos, enquanto os outros acompanham;

    3) Ao término, o professor fará alguns questionamentos, do tipo:

    a) Como é o corpo de uma bactéria?

    b) Qual é o tamanho dela?

    c) Quais são suas utilidades?

    d) Em que elas nos ajudam?

    4) O professor poderá selecionar livros com diferentes imagens e informações, a fim de que os alunos descubram as respostas referentes aos questionamentos.

    5) Organizar na lousa as informações encontradas, pedindo para que os alunos as registrem em seu caderno.

    Sugestões e dicas

    1) Construir uma bactéria através de garrafas pet e outros materiais, identificando as estruturas de seu corpo.

    2) Pode-se finalizar este conteúdo, juntamente com o Reino Fungi, por meio de um café da manhã à base de microorganismos (fungos e bactérias), pedindo que cada aluno traga determinado alimento, como por exemplo:

  • queijo gorgonzola (fungos);

  • pão (fungos);

  • iogurtes (bactérias) etc.

    * Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
    Inglês com a BBC Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host