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Página 3

Ciências

Circuito prático de vertebrados

Cristina Faganeli Braun Seixas*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1) Observar e identificar as características morfológicas de cada classe dos vertebrados;

2) Reconhecer e relacionar as características de cada grupo aos exemplares observados.

Comentário

Os animais vertebrados apresentam algumas características em comum, enquanto outras são bem específicas. Por exemplo: os peixes são aquáticos, sua morfologia e suas adaptações para esse ambiente são determinantes para sua sobrevivência; os anfíbios dependem da água para respiração e reprodução; os répteis foram os primeiros a conquistar o ambiente terrestre e, para isto, precisaram se adaptar muito (como ao realizar reprodução sexuada com postura de ovos com casca).

Já as aves apresentam penas, bico, adaptações para o vôo, enquanto os mamíferos apresentam glândulas mamárias, sebáceas, sudoríparas, pêlos, diafragma etc.

As semelhanças e diferenças entre os grupos foram se aprimorando conforme sua adaptação ao ambiente e sua evolução. Algumas destas características podem ser observadas e comparadas nesta aula, despertando, assim, a curiosidade dos estudantes.

Materiais

O professor deverá providenciar um exemplar, no mínimo, de cada classe. Por exemplo:

a) Um peixe (observado em um aquário ou obtido num supermercado);
b) Um anfíbio (rã);
c) Um réptil (jabuti, tartaruga);
d) Uma ave (periquito);
e) Um mamífero (hamster, porquinho-da-Índia);
f) Ração para os animais;
g) Jornal e/ou serragem.

Estratégias

1) Levar os animais para o laboratório de Ciências ou outro espaço da escola;

2) Colocar cada exemplar, providenciado previamente, em uma bancada;

3) Orientar os alunos, antecipadamente, sobre sua conduta em relação aos animais (barulho, movimento brusco etc.);

4) Elaborar um relatório para observação dos exemplares, a fim de que o grupo olhe, discuta com os colegas e registre suas descobertas;

5) Discutir, com os alunos, quais são as características marcantes de cada grupo, sistematizando as informações na lousa, certificando-se da realização do registro.

Sugestões e dicas

O professor poderá solicitar uma pesquisa sobre alguns animais curiosos, como por exemplo o ornitorrinco, o morcego, a baleia etc. Também poderá propor uma pesquisa sobre algum animal de interesse dos alunos, para que eles apontem suas descobertas, podendo trazer ilustrações e outros dados interessantes.

Esta aula poderá ser finalizada com um jogo de cartas para fixação das características de cada classe de vertebrados.

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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