UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > PLANOS DE AULA

Divulgação/Televisa

Espanhol

Diálogo

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1) Refletir sobre o contexto em que as situações de fala se produzem;

2) Treinar o uso da língua espanhola numa situação dialogal.

Comentário

A princípio, este plano de aula é recomendável especialmente a salas de pré-adolescentes. Nada impede, porém, que alunos mais velhos tenham excelente rendimento com esse tópico.

Material

O texto Diálogo - Que tal aprender um pouco de espanhol com o Chaves? pode servir de base para a aula.

Estratégias

1) Inicialmente, conversar sobre a televisão e os programas de origem mexicana;

2) Deixar que os alunos se manifestem livremente;

3) Comentar as características do programa do Chavez, abordando também temas como dublagem, diferenças culturais e particularidades lingüísticas.

Atividades

1) Uma vez estabelecidas as bases do trabalho, fazer a leitura do texto indicado, junto com os alunos;

2) Dramatizar o diálogo do Chavez, chamando duplas para se apresentar na frente da classe;

3) Avaliar os pontos fortes e as dificuldades dos alunos na leitura do diálogo em língua espanhola, ressaltando nossas diferenças culturais e lingüísticas.

Sugestões

Podem ser gravados textos de programas mexicanos ou de outros países de língua espanhola para serem trazidos em sala. Podem ser realizadas atividades similares com outros programas.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Inglês com a BBC Dicionários

Aulete

Português

Houaiss

Português

Michaelis


Tradutor Babylon


Lição de Casa

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host