UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > PLANOS DE AULA

História geral

Processo de independência da Índia

Érica Alves da Silva*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Introdução

O reconhecimento do processo de independência indiano permite uma análise mais aprofundada sobre o processo de descolonização na Ásia e as diferentes estratégias usadas em processos de emancipação.

Objetivos

1) Reconhecimento do contexto histórico em que se realiza a independência indiana.

2) Análise das diversas estratégias usadas nos movimentos emancipacionistas e da figura de Mahatma Gandhi (1869 - 1848).

3) Análise de problemas sociais ainda presentes no país que foram agravados pelo imperialismo, ou seja, pela permanência da dominação econômica.

4) A continuidade dos enfrentamentos depois da independência indiana (conflitos entre indianos e paquistaneses).

5) Pesquisar documentos: reportagens referentes aos conflitos entre indianos e pasquitaneses.

Estratégias

1) Antes de iniciar o tratamento da emancipação indiana é importante que os alunos possam enxergá-lo dentro do processo de descolonização no continente asiático e no africano. Faça uma pequena explanação sobre a dominação colonial das potências imperialistas, para que percebam os alcances dessa política. Sua fala pode ser acompanhada por definições conceituais, que podem estar expostas em cartazes ou mesmo por meio de transparências (desta maneira você retoma por diversas vezes os conceitos e quando se referir a eles os alunos podem automaticamente sanar dúvidas).

2) Depois desta análise inicial traga um texto (usando o retroprojetor) sobre o processo de independência indiano e efetue a leitura com a turma. Durante a leitura evidencie o uso dos conceitos analisados anteriormente e peça que os alunos expliquem os fatos históricos que são relatados. Suas falas (professor) devem ser apenas complementares, para evidenciar ou mesmo corrigir alguns aspectos. Observação: caso a escola adote livro didático que contenha o tema, a abordagem pode fazer uso desse material.

3) Evidencie as estratégias usadas para o alcance da independência e a relevância da figura de Mahatma Gandhi no seu desenvolvimento. Se houver interesse especial em relação à vida desse sujeito histórico, peça que os alunos desenvolvam uma pequena biografia dele.

4) Apresente algumas dificuldades vividas pela população indiana depois do imperialismo, demonstrando suas relações com esse processo.

Atividades

1) Leve à sala de aula reportagens referentes aos conflitos entre indianos e paquistaneses. Peça aos alunos que efetuem a leitura sem qualquer tipo de interferência sua e que busquem suas relações com o processo de independência indiano.

2) Peça que façam oralmente uma pequena síntese do que leram apresentando as principais razões dos conflitos e as registrem na lousa.

3) Recupere as informações apresentadas por meio da leitura e análise de uma das reportagens. Explique o que não tenha ficado claro para os alunos e alguns aspectos metodológicos de análise deste gênero (reportagem) que podem ser melhorados.

4) Por último relacione os aspectos analisados com o presente e peça que individualmente escrevam o tipo de notícia que gostariam de ler em relação a esses dois povos. Depois das correções, escolha algumas notícias para serem expostas.

*Érica Alves da Silva é historiadora.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Inglês com a BBC Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host