Espanhol
Parafraseando contos da literatura infantil
Claudine U. Whitton*
Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação
Ponto de partida
Leitura da versão do conto "Caperucita roja", da poetisa chilena Gabriela Mistral.
Objetivos
1) Construção de textos poéticos para contos da literatura infantil.
2) Desenvolvimento da escrita em língua espanhola.
3) Desenvolvimento da oralidade, tendo como focos a entonação e a pronúncia.
4) Apreciação do gênero poético.
Comentário
Parafrasear os famosos contos da literatura infantil e convertê-los em textos poéticos é uma tarefa que envolverá um conjunto de habilidades por parte dos estudantes.
Estratégias
1) Pré-aquecimento: apresentação da proposta aos alunos. Pergunte aos estudantes como conheceram os contos - se alguém lia para eles, se leram por si mesmos, se foi na escola, etc.; em segundo lugar, de quais histórias se lembram, as que mais gostaram, etc.
2) Selecione com eles as histórias que serão convertidas em texto poético; divida-os em duplas, sendo que cada dupla deve trabalhar um conto. Se o grupo de alunos é numeroso, nada impede que haja mais de uma versão por conto.
3) Entregue-lhes uma cópia com a versão criada pela poetisa Gabriela Mistral para o conto "Caperucita roja", disponível na internet.
4) Faça a leitura em conjunto com os alunos e discuta com eles de que forma, de que recursos, etc. a autora se apropriou para contar a história (narrativa). A abordagem de tais aspectos é ampla e requererá um planejamento para mais de uma aula (ver, abaixo, as sugestões).
5) Explique sobre a importância do uso do dicionário e solicite que estejam munidos dos seus para produzirem os textos.
6) Após a análise do texto que servirá de modelo, as duplas fazem a leitura dos contos que parafrasearão (podem ler os textos na internet, ao invés de trabalharem com fotocópias; a orientação prévia do professor sobre quais sites acessar é fundamental).
Sugestões
1) As versões dos contos para textos poéticos poderão ser apresentadas a alunos menores, do Ensino Fundamental, que estejam estudando o gênero. Dentre as possibilidades de produtos finais, estão: a dramatização, um teatro de bonecos/ fantoches ou a declamação, pura e simplesmente, dos textos produzidos pelos alunos.
2) Calcule variáveis, como tempo e recursos de que você dispõe, para poder colocar em prática a atividade e, depois, tornar pública a produção escrita de sua turma.
3) Com relação aos aspectos do texto que poderá abordar com os alunos, parta da compreensão geral do texto e não de palavras que eles não entendam; comente como, por meio do gênero poético, o leitor igualmente pode evocar imagens que são corroboradas pelos sons e pelo ritmo, próprios da poesia.
4) Lembre-se de comentar sobre a importância de, ao produzirem os textos poéticos, selecionar os fatos, as idéias importantes que compõem o conto, e, principalmente, apresentar um texto com começo, meio e fim. Para tanto, acompanhe de perto as produções das duplas e oriente-as nessa tarefa de adaptação da narrativa.
5) Estabeleça critérios de avaliação (conceitos, procedimentos e atitudes) com o grupo, antes de iniciarem a produção de seus textos - e retome-os durante as aulas.
*Claudine U. Whitton é professora de espanhol.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.