Argila, seu uso na sala de aula

Valéria Peixoto de Alencar

  • Rajesh Kumar Singh/AP

    Artesão faz pote de argila

    Artesão faz pote de argila

Objetivos

  • Conhecer técnicas para o trabalho com argila.
  • Elaborar uma escultura.

Comentários

O uso da argila como material nas aulas de Artes é sempre recomendado, mas é preciso conhecer bem esse material para poder orientar seu uso. Para as crianças, pode não ser uma modelagem tão fácil como a feita com massa de modelar, mas pode render trabalhos duradouros. Além disso, é muito importante o trabalho com materiais naturais.

Material

Os textos sobre Escultura do UOL Educação são um ótimo ponto de partida para iniciar o estudo.

Para a atividade:

  • argila
  • tinta guache ou plástica (diversas cores)
  • pincéis
  • barbante
  • palitos de soverte
  • plástico ou jornal para forrar a mesa
  • pote com água

Estratégia

Leitura e interpretação dos textos para que os alunos conheçam as características de uma escultura.

Proposta do trabalho com argila, explicando seu uso. Uma sugestão é estipular um tema para que a sala produza objetos que se relacionem com o tema proposto.

Atividade

A execução da escultura deve seguir os seguintes passos:

1. Forre a mesa.

2. Mantenha a argila dentro do plástico, retirando, aos poucos, pedaços para a modelagem.

3. Mexa livremente com a argila. Oriente os alunos para que sintam sua consistência e pensem nas possibilidades que ela pode oferecer.

4. Comece a modelar, se necessário, umedeça a mão.

5. Deixe secar a sombra.

6. Pinte.

Observações

  • Conheça e leve para a sala de aula tipos diferentes de argila.
  • Se você comprar pacotes grandes de argila, poderá cortá-la em pedaços com o auxílio de um barbante.
  • A Argila deve estar sempre úmida para ser modelada.
  • Se a argila estiver molhada ou mole demais, sem plasticidade (que não quer se soltar das mãos), deve-se pegar um pouco dela e bater com um pedaço de madeira ou qualquer superfície que possa ser molhada, mudando os lados, até sair o excesso de água.
  • As sobras de argila devem ser guardadas em plástico bem fechado e em lugar fresco.
  • A pintura deve ser feita sobre a peça bem seca.

Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

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