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Ensino médio

Artes - Espacialidade da pintura

Valéria Peixoto de Alencar

Espacialidade da pintura

Objetivo

- Conhecer o trabalho de Lucio Fontana.

- Pesquisar sua influência na arte brasileira.

Comentários

Na década de 1960, um artista levou às últimas consequências a reflexão sobre a espacialidade da pintura, com furos e cortes na tela, que fazem com que o espectador tenha à sua frente uma obra bidimensional, ela própria uma discussão sobre espaço e tempo, ou seja, profundidade (a terceira dimensão, no caso da escultura) e Espaço Temporal (a quarta dimensão, segundo Einstein).

Esta aula pode ser uma ótima maneira de trabalhar a interdisciplinaridade com História e Ciências, pois a obras de Lucio Fontana e suas repercussões no Brasil estão diretamente relacionadas ao momento histórico e aos avanços da tecnologia.

Material

O texto sobre Lucio Fontana pode se utilizado como ponto de partida para o estudo.

Estratégia

- Leitura e interpretação do texto.

- Leitura das imagens que estão no texto e de outras que o professor pesquisar.

Atividade

Os alunos realizarão um trabalho de pesquisa sobre arte brasileira, enfocando artistas que tiveram seus trabalhos influenciados pelas discussões propostas por Lucio Fontana. Cabe ao professor orientar a pesquisa, sugerindo uma relação de artistas, como, por exemplo: Lygia Clark, Ligia Pape, Hélio Oiticica, Ivens Machado, Amílcar de Castro, Nelson Leirner, etc. Em grupos, os alunos deverão apresentar os resultados de sua pesquisa na forma de seminários.

Sugestão

Trabalho interdisciplinar com História e Ciências.

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