Impressionismo e pós-impressionismo

Valéria Peixoto de Alencar

Objetivos

1) Estudar as características dos dois movimentos.

2) Conhecer os principais artistas.

3) Tomar contato com as técnicas utilizadas.

4) Conhecer as etapas de uma montagem de exposição.

Ponto de partida

Como ponto de partida são sugeridos os textos Impressionismo e Pós-impressionismo do site Educação. É importante que os alunos já tenham noções de cores (primárias e secundárias), nuances e tonalidades.

Comentário

Os movimento impressionista e pós-impressionista são movimentos percebidos como rupturas na história da arte ocidental. Com o advento da fotografia, pintar deixa definitivamente de ser a representação da realidade de forma naturalista e os artistas buscam discussões acerca da própria arte. Luz, cor e movimento são temas recorrentes em suas obras.

Estratégias

1) Levar para a sala de aula uma reprodução de uma obra de um artista impressionista e fazer a leitura do quadro, sem falar sobre o que é impressionismo.

2) Leitura do texto Impressionismo já mencionado. O texto traz propostas de leitura de obra e de uma atividade.

3) Leitura do texto Pós-impressionismo e das obras.

4) Levar reproduções de naturezas-mortas de diferentes períodos da história da arte e propor aos alunos que pintem naturezas-mortas.

5) Comparar as características dos dois movimentos, ressaltando semelhanças e diferenças para reforçar suas características.

6) Após os desenhos feitos nas atividades sobre impressionismo e pós-impressionismo, dividir a sala em grupos para montagem de uma exposição. Os grupos serão de curadoria, produção e montagem. Também pode haver um grupo de monitores, caso a exposição aconteça em um evento da escola, por exemplo.

a) Curadoria: tema da exposição e escolha das obras.

b) Produção: como vão ser expostos os trabalhos.

c) Montagem (podem também ficar encarregados do texto de parede).

d) Monitoria: mediação das obras.

Produto final

A exposição que deve ser feita em local que possibilite a visita de toda a comunidade escolar.

Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos