Topo

Ensino médio

Artes - Períodos da história da música

Valéria Peixoto de Alencar

Períodos da história da música

Objetivos

1) Tomar contato com a música instrumental.

2) Conhecer períodos da história da música.

Comentários

É importante conhecer os diferentes estilos musicais clássicos, característicos dos diversos períodos que compõem a história da cultura ocidental.

Material

Estratégia

1) Análise e interpretação do texto.

2) Audição de músicas dos períodos estudados.

3) É possível encontrar material em bibliotecas, pois algumas possuem acervos de áudio.

Atividades de sensibilização

1. Crie na escola espaços para cada período, decorando-os com imagens da época e deixando tocar ali, ininterruptamente, músicas características da época. Depois de um tempo observando e ouvindo, os alunos devem verbalizar suas impressões e sensações.

2. Outra atividade pode ser a pintura gestual. Os alunos começam a ouvir a música e, em seguida, pintam de acordo com o que sentem. Certamente, para cada período, teremos resultados diferentes.

3. Socialize os trabalhos e discuta os resultados com a classe.

Sugestões

  • Se optar pela primeira atividade, converse com o professor de história e tente fazer um trabalho interdisciplinar.
  • Se optar pela segunda atividade, leia o texto Abstracionismo - Rompendo com a arte acadêmica e o plano de aula Pintura gestual.
     
  • Um bom livro é O mundo maravilhoso da música: arte, história, instrumentos, tecnologia. São Paulo: Melhoramentos, 1997.
  • Dois filmes podem aumentar o interesse da classe pelo universo da música:

Amadeus, EUA, 1984, direção Milos Forman (fala do relacionamento entre Mozart e Salieri, que eram compositores rivais).

- Minha amada imortal, EUA, 1994, direção de Bernard Rose (conta a vida de Beethoven).

Ensino médio