Registrar e romantizar um fato

Valéria Peixoto de Alencar

Objetivo

Estudar o romantismo nas artes visuais e como suas características exercem influência na atualidade.

Comentário

A dramaticidade do romantismo nos influencia até hoje. Basta ver o capítulo de uma novela, por exemplo, para notarmos os efeitos de luz e sombra e o close-up numa expressão facial dramática. São elementos que cumprem sua função de aumentar a carga dramática da cena - e têm raízes no movimento romântico.

Material

Os textos Goya - quando a arte é testemunha da história e Romantismo - arte valoriza a emoção serão um ótimo ponto de partida para esta aula. Além desses textos, podem ser usadas imagens de outras pinturas do romantismo, fotos de jornais atuais, que tragam forte carga dramática, além de cenas de novela e de filmes que tenham essas características.

Estratégias

1. Leitura de imagens contemporâneas (fotos ou cenas de novela e filmes) que o professor tenha selecionado.

2. Leitura e interpretação dos textos.

3. Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor apresente.

Atividades

Após as leituras das imagens atuais e do período romântico, discutir as influências do romantismo na atualidade.

Depois, a partir do estudo do texto sobre Goya, os alunos devem, utilizando elementos característicos do romantismo, retratar um acontecimento atual.

Sugestões

Se possível, os alunos podem executar a atividade fotografando ou gravando uma cena. Outros podem optar pelo desenho ou pela pintura.

Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos