Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira

Valéria Peixoto de Alencar

Objetivos

- Estudar as obras de Rubem Valentim.

- Elaborar desenhos ou pinturas que sintetizem elementos do contexto cultural dos alunos.

Comentários

Rubem Valentim criou uma forma muito peculiar de representar elementos da cultura afro-brasileira, especialmente a religiosidade. Esta aula propõe que os alunos conheçam o trabalho do artista e também elementos da cultura afro - e busquem, então, maneiras de sintetizar, por meio de desenhos e pinturas, objetos presentes em seu próprio contexto cultural.

Material

O texto sobre Rubem Valentim pode se utilizado como ponto de partida para o estudo.

Estratégia

- itura e interpretação do texto.

- Leitura de imagens que estão no texto e de outras que o professor leve para a sala de aula, inclusive imagens (e objetos, se possível) dos elementos sintetizados por Valentim, relacionados aos cultos do candomblé e da umbanda.

- Os alunos deverão pesquisar e apresentar objetos que façam parte de seu contexto cultural (escola, família, bairro, religião, língua...) e que eles considerem importantes, representativos.

Atividade

A partir das discussões sobre o trabalho de Valentim e da apresentação dos objetos pelos alunos, eles deverão elaborar, individualmente, uma composição em que um ou mais objetos sejam representados de maneira sintetizada, sempre a partir da geometrização das formas.

Depois do desenho pronto, é o momento mais importante: a apresentação e discussão sobre os trabalhos. Dessa forma, conceitos como construtivismo, concretismo, síntese e signos serão esclarecidos.

Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos