Topo

Ensino médio

Ciências - Alimentação

Alimentação

Objetivos

1) Reconhecer a importância da alimentação para o funcionamento do nosso organismo;

2) Conhecer os diferentes processos de produção de energia;

3) Discriminar tipos de alimentos necessários para a vida.

4) Reconhecer características de cada grupo de alimentos: gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Comentários

O tema alimentação está presente em todas as etapas da formação escolar e é parte essencial na formação de hábitos e atitudes saudáveis. Abrange as áreas de ciências, saúde e educação física. Conforme a faixa etária que será atendida, pode-se relacionar o assunto com diversos outros temas de interesse do pré-adolescente e do adolescente, como padrões de beleza, distúrbios alimentares, hábitos de consumo e perfil nutricional da população brasileira.

Material

Os textos Alimentação (1): O que os alimentos fazem pelo nosso organismo e Alimentação (2): O papel dos minerais e das vitaminas, do site Educação, podem servir de base para o trabalho em classe.

Estratégias

1) Atividade motivadora (opcional): medir a temperatura corporal dos alunos;

2) Conversar sobre os alimentos e sobre a importância da alimentação para a saúde;

3) Solicitar a leitura dos textos Alimentação (1) e Alimentação (2);

4) Uma vez lidos os textos, divide-se a classe em duplas de alunos. Cada dupla deve criar dez perguntas relativas ao texto. A dupla também deverá fornecer as respostas corretas às perguntas. Por exemplo:

  • Nossa temperatura varia bastante ou é constante? Resposta prevista: Com pequenas variações, permanece sempre a mesma.
  • Como nosso organismo se mantém aquecido? Resposta prevista: Produzindo energia térmica.
  • Como produzimos energia térmica? Por meio da alimentação.

 

5) Cada dupla troca sua lista de perguntas e repostas com outra dupla de colegas, para ser corrigida.

Avaliação

Pode ser feita pela apresentação oral e por uma apresentação escrita da atividade. Serão avaliados aspectos como: abrangência em relação aos temas, relevância das perguntas e nível de acerto e adequação das respostas.

Sugestões

As aulas podem ser complementadas com pesquisas em jornais, revistas e sites na internet. Por exemplo, pode-se encomendar uma pesquisa com o tema"Que é uma alimentação saudável?" Nesse caso, sugere-se a leitura das matérias da Folha de S.Paulo, como Alimentação do brasileiro piora em 30 anos ou Obesidade infanto-juvenil.

Ensino médio