Topo

Ensino médio

Ciências - Como realizar um programa de rádio

Cristina Faganeli Braun Seixas

Como realizar um programa de rádio

Objetivos

- Por meio da realização de um programa de rádio, introduzir o conceito de educomunicação.

- Elaborar coletivamente o roteiro e as informações para a execução do programa.

- Utilizar o programa de rádio para desenvolver a autonomia e a visão crítica, a fim de melhorar a percepção da vida em sociedade.

- Estimular o uso de recursos tecnológicos variados: câmera de vídeo, gravadores, microfones, dentre outros.

- Estimular e fortalecer as relações interpessoais.

Introdução

Os meios de comunicação social de massa invadem nossas casas diariamente e absorvemos os conteúdos transmitidos por esses veículos. Eles influenciam a maneira de pensarmos, de sentirmos e de nos comportamos. É importante que analisemos criticamente os conteúdos transmitidos, refletindo sobre a relevância das informações, o apelo para o consumo exagerado, a forma como a informação é transmitida, dentre outros.

Quando a comunicação tem uma relação forte e direta com a educação, um campo novo do conhecimento surge, a educomunicação. Isto é, estamos formando os jovens para que usem a comunicação como uma ferramenta poderosa para transformar sonhos em realidade, para que cresçam altivos, autônomos, com capacidade de transformação, intervindo diretamente na realidade em que vivem.

Por meio da educomunicação, o aluno não analisará apenas as informações transmitidas pelos meios de comunicação, mas também criará um programa de rádio ou um telejornal, por exemplo, apropriando-se do uso da linguagem, da forma de transmitir uma informação e da utilização adequada dos recursos: mesa de som, microfones, gravadores, computadores, câmeras de vídeo e fotografia, entre outros.

Estratégias

1. Formar grupos de cinco alunos.

2. Explicar a proposta da realização de um programa de rádio, enfatizando a necessidade de divisão de tarefas.

3. Entregar o roteiro, conforme modelo abaixo, e solicitar aos alunos que discutam o que farão - e como.

Sugestão de roteiro

Programa 
Tema 
Gênero 
Nome da rádio 
Nome da emissora 
Locutores 
Falas dos locutores 
Falas dos locutores 

4. Vale ressaltar que, para a realização de um programa de rádio ou telejornal, faz-se necessário cumprir quatro etapas:

  • Levantamento e definição da pauta
  • Sobre o que você gostaria de falar? Qual problema ou fato gostaria de compartilhar com as outras pessoas?
  • Produção
  • Todos são convidados a pensar no gênero mais conveniente para a proposta, a preparar o roteiro, a dividir tarefas de acordo com as necessidades, a escolher o estilo do programa que pretendem realizar e também ensaiar o que for necessário.
  • Apresentação
  • O grupo pode se apresentar "ao vivo" ou através de gravação.

Avaliação

Momento em que será analisado se o roteiro foi cumprido ou não, e o que poderia ser melhorado. Os próprios participantes poderão analisar a produção, pois eles têm propriedade para falar, uma vez que vivenciaram todo o processo de trabalho, tendo clareza em relação ao produto final.

5. Verificar as falas e a vinheta e/ou música que será utilizada no decorrer do programa. O programa deverá ter, no máximo, 5 minutos de duração.

6. Ensaiar para a apresentação e gravar.

7. Apresentação para todos os alunos da turma.

8. Avaliação.

Dicas

O professor poderá estipular um tema e, ao realizar a proposta de roteiro, inserir as informações que, em sua opinião, devem ser divulgadas. Um programa pode tratar, por exemplo, sobre anticoncepcionais (métodos, vantagens, desvantagens, eficácia, como se utiliza, quem utiliza, etc.).

Ensino médio