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Ensino médio

Ciências - Diferenciar rochas

Cristina Faganeli Braun Seixas

Diferenciar rochas

Objetivos

1) Diferenciar as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas;

2) Saber organizar uma coleção de fragmentos de rochas.

Comentário introdutório

Algumas rochas se formam através da solidificação do magma vulcânico e outras por meio da ação de agentes naturais, que vão proporcionando a sedimentação. Um dos critérios para a classificação é a origem. Com base neste critério, as rochas se classificam em: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

As magmáticas formaram-se pela ação direta da solidificação do magma. Já as sedimentares sofreram a ação de vários fatores do ambiente, como chuva e vento. Com isso, os minerais de sua composição podem ter se modificado e até sido levados a outros lugares e se depositado em camadas (sedimentos). Na rocha metamórfica, a rocha primitiva passou por transformações através de altas pressões e temperaturas, deixando assim a distribuição de minerais de forma mais orientada.

Estratégias

1) O professor deverá explicar e diferenciar os tipos de rochas, se possível, pela observação de exemplares de cada uma delas.

2) Incentivar o estudante a coletar fragmentos de rochas durante o trajeto de casa para a escola, por exemplo.

3) Solicitar que observem as características e tentem classificar a rocha em magmática, sedimentar ou metamórfica. Para facilitar a classificação, o aluno poderá ter em mãos o livro didático, pesquisas realizadas na internet, esquema dado pelo professor etc.

4) Organizar grupos de quatro alunos, sendo que cada um deverá trazer sua caixa com os fragmentos de rochas e a possível classificação delas. Em seguida, um aluno fará a exposição de suas rochas e solicitará aos colegas que descubram qual tipo de rocha é. Ele deve explicar qual é o critério usado para a classificação. Ao final, mostrará como a rocha foi classificada, verificando se a resposta é semelhante ou não àquela dada pelo grupo. Este procedimento se repetirá com todos os integrantes do grupo.

5) Ao final, o professor deve verificar em cada grupo se a classificação está condizente com o esperado, pedindo para que identifiquem as rochas, marcando nas etiquetas.

Materiais

  • Caixa de madeira ou de sapato devidamente encapada;
  • Fragmentos de rochas;
  • Etiquetas.

 

Sugestões e dicas

O professor poderá organizar uma exposição sobre as rochas.

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