Topo

Ensino médio

Ciências - O inventor do avião

O inventor do avião

Objetivos

1) Apresentar a polêmica da primazia da invenção do avião: Santos Dumont X irmãos Wright;

2) Mostrar que um produto tecnológico como o avião é decorrência do desenvolvimento de um processo histórico e científico;

3) Evidenciar que esses fatos não apagam os méritos do inventor brasileiro.

Público-alvo

Alunos de 7ª. e 8ª. séries.

Atividades

1) Realizar uma pesquisa sobre os fatos que envolvem o vôo dos irmãos Wright (1903) e o vôo de Santos Dumont (1906), apresentando-os num painel.

2) Debate: Quem voou primeiro? Quais os argumentos são favoráveis aos americanos, quais ao brasileiro. Deixe que seus alunos dêem sua opinião sobre o tema.

3) Após o debate, é bastante esclarecedora a leitura do texto Irmãos Wright foram os primeiros, mas Santos-Dumont fez mais pela aviação, da Folha On-Line.

4) Como os alunos vêem as posições que defenderam durante o debate depois da leitura do texto? Proponha que eles escrevam um texto sobre o assunto.

Atividade suplementar

Se possível, propor uma pesquisa sobre a "invenção" do automóvel para mostrar como o veículo não teve um único inventor, mas vários.

Ensino médio