Topo

Ensino médio

Ciências - Observando Nemo

Cristina Faganeli Braun Seixas

Observando Nemo

Objetivos

1) Assistir ao desenho e observar as características do ambiente marinho.

2) Identificar os diferentes animais, diferenciando os invertebrados dos vertebrados.

3) Perceber algumas das relações ecológicas existentes bem como sua importância.

Comentário introdutório

Os invertebrados se organizam em vários filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos. Cada um deles apresenta algumas características marcantes.

Os vertebrados se classificam em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e também apresentam características específicas.

Estimulando o aluno com a animação "Procurando Nemo", podemos ajudá-los diferenciar os invertebrados de vertebrados e perceber algumas de suas características.

Estratégias

1) Assistir "Procurando Nemo". O professor poderá previamente alertar os alunos para que fiquem atentos a algumas situações.

2) Em seguida, deve-se discutir o filme a partir de um roteiro que poderá apresentar questões como as que seguem:

  • Qual a relação ecológica entre o peixe-palhaço (Nemo) e a anêmona-do-mar?
  • O professor (arraia) canta uma música para sua turma. Como é essa música? O que significam os nomes que nela são ditos?
  • Como a arraia se classifica? Dê suas principais características.
  • Fala-se de um ponto brilhante que é um ecossistema completo. Explique o que é isso e o por quê de tal afirmação.
  • Cite os invertebrados que aparecem no desenho, dizendo a que filo pertencem.
  • Cite exemplos dos diferentes vertebrados e mostre suas características.
  • Descreva algum fato ou informação que você achou curiosa.
  • Identifique uma falha no filme.
  • A relação entre os seres vivos no aquário está correta? Explique.
  • Relate sobre o filme, enfatizando alguns aspectos; o visual, as situações apresentadas, a história, etc.

 

3) Depois da discussão, as conclusões a que se chegou devem ser sistematizadas na lousa.

4) Pedir para os alunos desenharem em seu caderno os animais invertebrados e os vertebrados do filme, explicando algumas características observadas.

5) Propor uma pesquisa através da internet sobre outros animais invertebrados e vertebrados. Os alunos devem colar ou desenhar esses animais em seu caderno.

Sugestões e dicas

1) Pode-se elaborar juntamente com a professora de Artes um painel sobre o filme e expor na sala de aula.


2) Pedir aos alunos que assistam em casa outros filmes de animação, como por exemplo "Espanta Tubarões", analisando as cenas e comparando-as com as de "Procurando Nemo".

Ensino médio