Topo

Ensino médio

Ciências - Percebendo a circulação

Cristina Faganeli Braun Seixas

Percebendo a circulação

Objetivos

1) Relacionar a circulação ao funcionamento do organismo.

2) Perceber o funcionamento da circulação por meio de uma atividade física.

3) Diferenciar os batimentos cardíacos em repouso e em atividade física.

Comentário introdutório

O sistema circulatório humano é constituído pelo coração, os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e o sangue.

O coração é o órgão que bombeia o sangue a todas as partes do corpo. As artérias levam o sangue que sai do coração, as veias trazem o sangue de volta ao coração e os capilares são vasos finíssimos (espessura de um fio de cabelo) responsáveis pela troca de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.

A circulação do sangue é contínua, passando duas vezes pelo coração (circulação dupla) antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir o sistema circulatório em dois segmentos: circulação pulmonar e sistêmica.

Materiais

Estratégias

1) Leitura prévia do texto.

2) Discussão sobre o texto, garantindo o esclarecimento de dúvidas.

3) Seguir com a sala para um local amplo, como por exemplo, a quadra de esportes.

4) Solicitar aos alunos que formem duplas.

5) Informar que um dos aluno da dupla vai usar o cronômetro (relógio ou celular) para marcar os batimento cardíacos de seu colega.

6) Registrar no caderno, conforme sugestão abaixo:

 Nome do aluno 1Nome do aluno 2
Batimentos antes da corrida  
Batimentos depois  

7) Escolher o aluno que realizará a atividade.

8) Informar onde e como se verifica o batimento cardíaco (sentir a pulsação do pulso ou do pescoço).

9) O outro colega vai marcar os batimentos antes de se iniciar a atividade física e anotar na tabela.

10) Solicitar que o aluno realize uma corrida, o mais rápido possível, numa distância de trinta metros (ida e volta).

11) No seu retorno, seu colega vai contar imediatamente os batimentos cardíacos e registrar no caderno.

12) Realizar o mesmo procedimento com os outros alunos.

Sugestões

Solicitar o apoio do professor de Educação Física para realizar esta atividade.

Ensino médio