Topo

Ensino médio

Ciências - Poluição da água

Cristina Faganeli Braun Seixas

Poluição da água

Objetivos

  • Desenvolver conscientização dos alunos para o problema da poluição da água.
  • Diferenciar esgoto doméstico de industrial, reconhecendo as implicações aí existentes para o meio ambiente.

Comentário introdutório

A água é usada para diferentes fins, serve para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios. Além disso, abastece as cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na agricultura. Devido a isso tudo, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar livre de microrganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças. Isso é obtido através de tratamento, desde de sua retirada nas fontes até a chegada nas residências. A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, o que pode atingir o homem de forma direta ou indireta.

Materiais

Tampinhas, barbante, cola, tesoura, papéis, potes plásticos variados, tecidos, tinta, jornal, etc.

Estratégias

1) O professor deverá explicar os vários tipos de poluição ambiental existentes, ressaltando a poluição da água.

2) Questionar os alunos sobre como ocorre a poluição das águas. Conduzir o questionamento para ressaltar os três itens abaixo:

  • Deposição de esgoto doméstico e industrial nos rios.
  • Falta de saneamento básico.
  • Falta de educação e consciência ecológica da população.

3) Aprofundar a discussão sobre os itens acima e/ou outros que surgirem, solicitando a opinião dos alunos sobre essas questões, e aprimorando a oralidade e a análise crítica do educando.

4) Dividir a sala em dois grupos e informar a atividade a ser realizada. Esta será um trabalho de artes plásticas coletivo. Portanto, faz-se necessário que o grupo discuta como e quais materiais serão utilizados para sua realização.

5) Um grupo representará um rio poluído e deverá analisar se a poluição é proveniente de esgoto doméstico e/ou industrial; enquanto o outro, as ações que a comunidade deverá fazer para não poluir, representando também como esperam que o mesmo rio fique após as intervenções.

Sugestões

Se perto da escola houver um rio poluído, os alunos poderão fotografá-lo e discutir a sua situação, tentando descobrir o principal foco da poluição. Pode-se depois realizar uma intervenção na própria comunidade, através de um plano de ação discutido e organizado previamente.

Ensino médio