Topo

Ensino médio

Ciências - Tipos de poluição

Cristina Faganeli Braun Seixas

Tipos de poluição

Objetivos

- Retomar com os alunos o tema da poluição.

- Caracterizar os tipos de poluição que afetam, principalmente, os grandes centros urbanos.

- Conhecer as implicações de cada tipo de poluição.

- Pesquisar informações em diferentes fontes.

- Aprimorar a oralidade.

- Propor soluções para a problemática abordada.

Comentários

Poluição é um assunto muito discutido na sociedade contemporânea, em virtude da própria atuação do homem. A poluição pode ser definida como a introdução de substâncias que alteram o equilíbrio natural do ambiente, podendo causar danos à saúde humana, aos seres vivos em geral e ao ecossistema.

Da Revolução Industrial até os dias atuais ocorreu uma ampliação na produção de diferentes indústrias, favorecendo assim o aumento da poluição atmosférica, principalmente com a emissão de gases por automóveis, fábricas, etc. Além da poluição atmosférica, temos:

- poluição hídrica;

- poluição do solo;

- poluição sonora;

- poluição térmica;

- poluição luminosa;

- poluição visual.

Atualmente, devemos repensar nossos hábitos, a fim de não poluir ainda mais o ambiente, pois tal prática interfere em nossa qualidade de vida e compromete a vida das gerações futuras, bem como os diferentes biomas encontrados na biosfera.

Materiais

- Pesquisa realizada previamente pelos alunos sobre os tipos de poluição.

- Diferentes tecidos, material para fazer cabelos e olhos de fantoches, linha, tesoura e agulha.

Estratégias

1) Discutir com os alunos sobre os diferentes tipos de poluição.

2) Solicitar que os alunos se organizem em grupos de 4 integrantes.

3) Pedir que cada grupo escolha um tipo de poluição e se aprofunde no estudo desse tipo.

4) Pedir para que os grupos criem personagens com características próprias, a fim de que, posteriormente, eles possam ser transformados em fantoches.

5) Os alunos trazem à sala de aula os materiais necessários e confeccionam os fantoches.

6) Os grupos elaboram falas para uma determinada situação-problema, representada, individualmente, pelos personagens/fantoches. Por exemplo: um personagem apresenta determinada doença respiratória associada à poluição atmosférica. Ele deve descrever o problema à classe, suas causas, os sintomas, o que fazer para melhorar e, principalmente, buscar soluções para diminuir ou eliminar a poluição.

7) Construir, com os alunos, o palco, as cortinas, etc.

8) Os alunos devem explorar, com a ajuda do professor, todas as possibilidades de expressão e de movimento que o teatro de fantoches oferece.

9) Os grupos apresentam suas peças à classe.

Dicas

1) Utilizar músicas populares, folclóricas ou clássicas, enriquecendo a apresentação.

2) Apresentar os trabalhos para toda a escola.

Ensino médio