Cartografia

Luiz Carlos Parejo

Objetivos

1) Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e de outras convenções mundialmente aceitas;

2) Estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados;

3) Produzir mapas simples a partir do uso de convenções e referências, como escala, orientação, legenda e fonte, entre outras;

4) Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas;

5) Propor hipóteses a respeito da localização e intensidade dos fenômenos cartografados.

Estratégias

1) Propor a produção de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante, introduzir o conceito de escala (é aconselhável, nesta fase, desenvolver um projeto interdisciplinar com o professor de matemática);

2) Ler os textos sobre Cartografia no site Educação;

3) Apresentar as cores e os seus usos num mapa. Utilizar um Atlas para demonstrar a maneira como as cores quentes e frias são usadas. (fazer um trabalho interdisciplinar com o professor de artes, se possível);

4) A partir de mapas mudos, pedir para o aluno escrever as informações básicas necessárias num mapa (escala, orientação, título, fonte e autor) e pintá-los. Os mapas utilizados devem, de preferência, corresponder aos temas que serão desenvolvidos durante o ano, para que sejam objeto de análise e para valorizar sua importância;

5) Produzir textos a partir da observação dos mapas.

Conceitos

Localização, orientação, representação cartográfica, pontos de referência e relações espaciais.

Habilidades e competências

1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, orientar e relacionar;

2) Calcular distâncias reais a partir de mapas, orientar-se e localizar-se a partir do uso de guias de ruas da cidade, descobrindo o melhor trajeto a ser feito;

3) Ler e utilizar mapas para melhorar o entendimento sobre um determinado objeto de estudo.

Conclusão da atividade

1) A partir de mapas de diferentes escalas, calcular as distâncias a serem percorridas entre duas localidades e o melhor trajeto a ser seguido. Nesta etapa, é possível realizar um trabalho interdisciplinar com o professor de português, propondo que o aluno desenvolva uma história de uma viagem imaginária ou descrevendo uma que ele tenha realmente feito;

2) Peça uma fotocópia de um trecho do guia de ruas da cidade, que deve ser colada no centro de uma cartolina. Os alunos, então, devem tirar fotos de pontos de referência e colá-las ao redor do guia, indicando sua localização no mapa;

3) Montar um mural com os mapas.

Luiz Carlos Parejo
é professor de colégios da rede privada e de cursos pré-vestibulares. Escreve, também, para o site Lição de Casa .

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