Tempo atmosférico e clima

Luiz Carlos Parejo

Objetivos

1) Conhecer as diferenças entre clima e tempo atmosférico;

2) Compreender a dinâmica atmosférica da Terra e como o homem interfere nela;

3) Associar o clima a outros fenômenos, como altitude, relevo, maritimidade, continentalidade, densidade vegetal e evapotranspiração. Relacioná-los a fatores climáticos como temperatura, pressão e umidade, criando uma visão articulada entre os elementos e fenômenos que formam o meio ambiente;

4) Analisar como os diferentes tipos de clima interferem na opção por certas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática (enchentes, secas, desabamentos, etc.);

5) Determinar a relação entre determinadas ações humanas e mudanças climáticas em diferentes escalas. Exemplos: represas artificiais podem alterar o microclima local ou regional; a emissão de gases que provocam o efeito estufa (CFCs, metano e gás carbônico), através da queima de combustíveis fósseis, provoca o aumento da temperatura global, acelera o degelo das calotas polares e aumenta do nível do mar.

Estratégias

1) Propor a produção de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O professor deve pedir aos alunos que observem como está o tempo (nublado, chuvoso, quente, frio, úmido ou seco) durante uma determinada quantidade de dias.

Após este período, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reação a estas diferentes condições atmosféricas. Feito este exercício, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosférico, microclima e clima e construir um gráfico com as informações obtidas pelos estudantes;

2) Apresentar um climograma, explicando como são obtidos dados sobre temperatura e precipitação;

3) Exibir um filme que enfatize a relação destes processos com a vida no planeta (exemplo: O Dia depois de Amanhã). Pedir aos alunos um relatório sobre o filme, com propostas de soluções para as questões apresentadas na obra;

4) Mostrar para o aluno, através de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuição das temperaturas e das precipitações. Associá-las com outros fatores, como altitude, latitude, correntes marítimas e vegetação;

5) Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula. Exemplos: localização de determinadas produções agrícolas e suas relações com o clima; plantações de produtos típicos de um determinado clima em outras regiões, através do uso de estufas.

Conceitos

Clima, tempo, dinâmica climática terrestre, processos interativos entre homem e clima e impactos ambientais da ação humana.

Habilidades e competências

1) Capacidade de estabelecer relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar;

2) O aluno deverá ser capaz de entender/explicar os processos climáticos básicos, as paisagens relacionadas ao clima e como o homem interfere na dinâmica climática.

Conclusão da atividade

1) Fazer um debate sobre as mudanças climáticas globais, valorizando os dados obtidos nas pesquisas realizadas pelos estudantes;

2) Montar uma exposição com as conclusões do debate e imagens sobre o tema.

Luiz Carlos Parejo
é professor de colégios da rede privada e de cursos pré-vestibulares.



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