Imigração

Luciane Cristina Miranda de Jesus

Ponto de partida

Ler o texto Imigração - Italianos, alemães e japoneses substituem trabalho escravo, no site Educação do UOL.

Objetivos

1) Conceituar emigrante e imigrante.

2) Conhecer os motivos que impulsionaram os imigrantes a saírem de seus países de origem.

3) Desenvolver conceitos que auxiliem os alunos a ler e analisar o mundo e seu tempo estudando outras temporalidades históricas.

4) Valorizar as variadas influências socioculturais que os brasileiros de hoje receberam dos imigrantes de ontem.

Estratégias

1) Apresente o contexto histórico brasileiro com relação ao processo migratório no final do século 19 e início do século 20. O texto sugerido como ponto de partida é ótimo para os alunos compreenderem porque o Brasil recebeu tantos imigrantes.

2) Já com relação ao contexto histórico da época referente aos países de origem que promoveram a saída dos vários imigrantes que aqui chegaram, vale a pena solicitar aos alunos que se organizem em grupos, ficando cada grupo responsável por essa pesquisa. Cada grupo deverá escolher a qual nacionalidade quer dirigir seu olhar. Como o Brasil recebeu cerca de 70 nacionalidades diferentes de imigrantes, os grupos terão muitas opções de escolha. Deverão pesquisar em que circunstâncias esses imigrantes foram "seduzidos" ao ponto de deixarem sua pátria em busca de uma outra.

3) O professor de geografia também poderá participar desta atividade, entre outros sentidos, no de orientar os alunos a representarem por meio de mapas a trajetória desses imigrantes, destacando o continente, o país, o porto de saída, o oceano navegado, assim como o continente, o país, o Estado, a cidade e o porto de chegada.

4) Para finalizar o assunto, peça aos alunos que socializem o que encontraram com relação ao conteúdo o qual está sendo objeto de estudo. A socialização pode ocorrer em forma de seminários, uma vez que já estão organizados em grupos.

Sugestão de site para professores e alunos

  • Memorial do Imigrante
  • Luciane Cristina Miranda de Jesus
    é formada em história pela Universidade de São Paulo e professora dessa disciplina na rede particular de ensino do Estado de São Paulo.

    titulo-box Shopping UOL

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos