Vinda da Família Real

Ponto de Partida

Leitura dos textos Família Real no Brasil e Dom João na Bahia, no site Educação do UOL.

Objetivos

1) Conhecer os fatos e personagens relacionados ao tema.

2) Compreender as causas e as conseqüências do evento histórico, cujo bicentenário se comemora em 2008.

3) Perceber - se possível - como certos eventos implicam uma aceleração do tempo histórico: a presença da Família real desencadeia um surto de desenvolvimento no Brasil e impulsiona o processo de Independência do país.

Comentário

As atividades que se propõem a seguir servem tanto para o ensino fundamental quanto para o médio. Cabe ao professor dirigi-la e aprofundá-la, de acordo com o público com o qual vai lidar.

Atividade

Produzir um jornal impresso ou mural sobre a vinda da Família real ao Brasil e a sua presença aqui.

Estratégias

1) Dividir a classe em grupos e encarregar cada um deles da produção e redação de um dos cadernos que vão compor o jornal.

2) Basicamente, o jornal pode conter os cadernos de:

a) Política, para o qual se devem pesquisar os fatos acerca da vinda da Família real, suas causas e conseqüências. Por exemplo: a política napoleônica e o Bloqueio Continental, a decisão do príncipe regente, a transferência da corte (quantos navios, quantas pessoas, o que foi trazido, etc.), o fato de o Brasil deixar a condição de colônia, etc.

b) Economia: a abertura dos portos, a fundação do Banco do Brasil e de indústrias...

c) Cultura: a criação da Impressão régia, a Missão Artística Francesa... Aqui, podem-se explorar particularmente as gravuras de Jean-Baptiste Debret que apresentam imagens de grande valor documental sobre o país à época.

d) Coluna Social: Quem eram os principais membros da Corte que vieram para o Brasil (a rainha Maria 1ª., o príncipe dom João, a princesa dona Carlota Joaquina, dom Pedro.

e) Outros cadernos que abordem outros aspectos específicos que o professor ache pertinentes.

3) Organizar as equipes de produção dos cadernos, determinando quem vai pesquisar, quem vai redigir, quem vai atrás de imagens, etc.

4) Havendo possibilidade, o projeto não deve se limitar à classe que vai realizá-lo: vale a pena imprimir uma certa quantidade de exemplares do jornal e distribui-lo na escola.

Sugestão

Para o ensino médio: A leitura de "Memórias de um Sargento de Milícias" se passa na época em que dom João 6º. Estava no Brasil e traça um divertido panorama do cotidiano das camadas médias e baixas da sociedade brasileira da época. Constitui-se, assim, num contraponto à presença da Corte no país. O livro pode ser estudado num trabalho conjunto com o professor de literatura.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos