Frações e palavras

Antonio Rodrigues Neto

Introdução

A fração é um conceito fundamental da matemática e muito fácil de ser aplicado, já que a idéia de fracionamento é encontrada em várias situações do nosso cotidiano. A letra é uma parte da palavra e a palavra pode ser a parte de uma frase - e esta, por sua vez, pode ser a fração de um texto.

Objetivo

Relacionar o conceito de fração com a repetição das letras e das palavras. Mostrar que os conceitos matemáticos podem se relacionar com idéias e procedimentos de outras áreas. Aplicar o conceito de fração estudando o significado das palavras.

Estratégias

1) Formar grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir um dicionário para cada grupo. Proponha um desafio: que eles procurem palavras que a maioria dos colegas não conheça.

2) Orientar para que os grupos escolham três ou quatro dessas palavras, escrevendo-as, a seguir, no caderno e na lousa. Sortear um ou dois grupos, desafiando-os a explicar os significados das palavras dos outros grupos.

3) Contar o número total de letras que formam cada palavra registrada na lousa.

4) Sortear um grupo e pedir para que leiam todas as palavras que foram escritas na lousa. A partir dessa leitura, pedir para que respondam à pergunta: qual é a vogal mais freqüente no conjunto das palavras da lousa?

5) Considerando a vogal que foi indicada pelo grupo, contar o número de vezes que ela aparece em cada palavra e, também, no conjunto de todas as palavras.

6) Achar a fração dessa vogal em relação ao número de letras de cada palavra. Escrever a palavra, com o correspondente significado, ao lado da fração referente à incidência da vogal nessa palavra.

7) Achar a fração dessa vogal em relação ao número total de letras do conjunto das palavras escritas na lousa.

Atividades

1) Pedir para os alunos pesquisarem algumas palavras relacionadas à matemática, como, por exemplo, perímetro e dodecaedro. Registrar a letra de maior incidência nessas palavras, calculando a fração em relação ao total de letras que compõe a palavra. Escrever a fração dessa letra ao lado palavra correspondente e do seu significado.

2) Desafiar os alunos a escreverem uma frase sobre a aula de matemática. Escrever a letra que possui maior freqüência na frase. Calcular a fração dessa letra em relação ao total de letras em cada palavra e ao total de letras na frase.

3) Escolher um texto e pedir aos alunos que contabilizem a repetição de algumas palavras, como, por exemplo, os artigos ou as preposições. Achar a fração dessas palavras em relação ao total de palavras no texto.

Antonio Rodrigues Neto
professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos