Porcentagem

Objetivos

1) Estar apto a trabalhar com porcentagens simples;

2) Identificar situações em que o uso da porcentagem é importante;

3) Fazer cálculos usando porcentagens;

4) Usar o fator de multiplicação para acréscimos e descontos.

Comentário

O conhecimento do conceito de porcentagem e dos cálculos que derivam daí é um dos tópicos mais importantes na prática diária dos alunos. Também é importante estudar o vocabulário que expressa acréscimos e reduções em números, preços e quantidades, como juros, descontos e outros.

Material

Os textos Porcentagem (1)- A razão entre um número qualquer e cem e Porcentagem (2)- Fator de multiplicação: um outro modo de fazer as contas devem servir de ponto de partida para a aula sobre porcentagem.

Estratégias

1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura do texto indicado no item anterior;

2) Depois da leitura, os alunos devem dar exemplos concretos de situações nas quais o uso da porcentagem seja importante;

3) Algumas dessas situações podem ser representadas na lousa, na frente da classe. Devem ser demonstrados os cálculos e raciocínios necessários para efetuar a operação com porcentagens corretamente;

4) Os alunos podem criar exercícios com o uso da porcentagem.

Atividades

1) Desenvolver a prática de fazer cálculos, através da proposição de diversos exercícios;

2) Explicar na lousa o método utilizado para a realização do cálculo e obtenção da resposta;

3) Há ainda outra atividade complementar que pode ser realizada e consiste na montagem de um exercício na lousa com uma proposta de solução. Os alunos devem acompanhar os passos do exercício e concluir se a resposta está correta ou incorreta. Explicar o motivo.

Sugestões

A aula pode servir como introdução à matemática financeira, discutindo a importância de conhecer economia. O artigo Matemática financeira - Aprenda a calcular porcentagem e juros simples pode ser uma boa porta de entrada para o assunto.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos