Teodolito

Carlos Alberto Campagner

Ponto de partida:

A partir da construção de um teodolito, fixar os conceitos do estudo das relações trigonométricas do triângulo retângulo. Para isso, leia o texto Construindo um teodolito.

Objetivos

Utilizar as noções aprendidas para realizar um trabalho de aplicação prática.

Estratégias

1) Medir, por exemplo, o comprimento da escola sabendo de sua largura.

2) Mostrar a aplicação prática da matemática na vida real.

3) Enfatizar o conceito de aplicação da matemática na engenharia, agrimensura, etc.

Atividades

1) Fixar 3 pontos com varetas verticais (3 alunos podem fazer esse papel).

2) Medir com uma trena a distância entre os pontos A e B.

3)Medir com o teodolito o ângulo B.

4) Fazer os cálculos da distância x por meio da trigonometria. (usando-se uma tabela de tangentes ou uma maquininha de cálculo). Obs: a calculadora do Windows pode ser usada no modo científico.

Sugestões

Discutir os resultados e tentar bolar outras utilizações para o teodolito, como a medição de altura de construções ou árvores, colocando-se o transferidor na posição vertical.

Carlos Alberto Campagner
é engenheiro mecânico, com mestrado em mecânica, professor de pós-graduação e consultor de informática.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos