Topo

Ensino médio

Português - Análise de contos

Fátima Rodrigues

Análise de contos

Objetivos

1) Analisar e identificar o gênero Conto;

2) Interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros ou estrangeiros;

3) Identificar aspectos e características do gênero;

4) Caracterizar a forma condensada do conto, isto é, que apresenta poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos.

Ponto de partida

Leitura de contos, exemplo, Natal na barca, de Lygia Fagundes Telles. Escolher outros contos de autores conhecidos, diversificando temas para serem abordados.

Estratégias

1) Dividir a classe em grupos e selecionar com os alunos contos de diversas épocas e autores (brasileiros ou estrangeiros);

2) Cada grupo deve analisar a estrutura de um conto escolhido e determinar as temáticas existentes em cada um;

3) Serão propostos os seguintes tópicos para análise:

Elementos estruturais da narrativa

  • Conflito e clímax;
  • Espaço: físico ou geográfico; social (ambiente);
  • Tempo: cronológico, psicológico e a técnica do flash-back;
  • Caracterização das personagens: verificar a complexidade psicológica de cada personagem;
  • Narrador: observador ou personagem. Análise de perfil.

 

Sugestões de atividades

Os alunos podem produzir textos a partir de temáticas abordas: encontros e desencontros; fantasias, descobertas, imaginação, moral, mistério, etc. Essa atividade ganha maior interesse se for desenvolvida nos últimos anos do Ensino Fundamental e também Ensino Médio.

Sugestões de leitura

"Para Gostar de Ler: Contos", vários autores (volumes 8, 9 e 11- Contos Universais), Editora Ática.

Ensino médio