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Ensino médio

Português - 'O Auto da Compadecida'

Fátima Rodrigues

'O Auto da Compadecida'

Objetivos

1) Trabalhar os elementos teatrais;

2) Perceber a importância da leitura e de como ela deve ser estimulada (mostrar a leitura em diferentes planos: oral e escrito);

3) Refletir e apontar a contextualização das diversidades culturais;

4) Enfocar a religiosidade, os interesses políticos e os estratégicos;

5) Estabelecer relação da obra com fatos atuais;

6) Comparar a linguagem teatral com a linguagem cinematográfica e relacionar "O Auto da Compadecida" (a peça e o filme) com a obra clássica "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.

Estratégias

1) Escolher cenas para leitura dinâmica em sala de aula, orientada pelo professor;

2) Relacionar a cena teatral com a cena do filme, procurando verificar as diferenças de linguagem;

3) Propor trabalhos em que os alunos escolherão cenas da peça e apresentarão em sala;

4) Explorar os variados estilos da linguagem teatral (tragédia, comédia etc.);

5) Discutir a presença do palhaço na peça e a ausência dele no filme.

Resumo da obra

A peça apresenta tipos puramente populares da realidade brasileira, mostrando a saga de João Grilo e Chicó para driblar as agruras da pobreza e da fome. Por meio de mentiras e pequenos golpes, os dois conseguem sobreviver no agreste. Vê-se na obra o apego que o povo nordestino têm pelo catolicismo e o medo do diabo. O julgamento - em que se defrontam a defesa (Nossa Senhora) e a acusação (o diabo) - mostra os prós e o contras das fraquezas e virtudes humanas. Esta é a verdadeira essência da peça e revela o grande confronto e as justificativas das fragilidades versus as virtudes.

Sugestão de critérios de avaliação do trabalho encenado

1) Posicionamento em relação ao público, expressão corporal;

2) Fala e voz: entonação e dicção;

3) Exploração de recursos. Exemplo: cenário, música e recursos multimídia;

4) Linguagem: emprego da variedade lingüística;

5) Organização: harmonia entre os componentes do grupo.

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