Símbolos e comunicação

Ana Rosa Silva

Objetivos

1) Fazer com que os alunos entrem em contato com os meios de comunicação não-verbais.

2) Criar imagens que explicitem significados, além de textos com mensagens curtas.

Comentário

O texto possibilita uma comunicação entre o autor o leitor. Essa comunicação nos faz trocar idéias, informações e compartilhar conhecimentos.

A palavra é o principal meio de comunicação, mas não o único. Além da linguagem verbal, existem outras formas de comunicação não-verbais, que são aquelas que não utilizam palavras.

Exemplos de linguagem não-verbal são as placas de trânsito. Além disso, símbolos são muito usados em diferentes áreas do conhecimento, como na matemática, química, música etc.

Estratégias

Para que se obtenha sucesso nesta proposta, é necessário planejar a aula com antecedência. Os alunos deverão trazer os materiais a serem utilizados, como cartolina, jornais, revistas, lápis de cor ou canetas hidrocor, papel sulfite etc.

O professor promoverá momentos de discussão sobre o tema. Formará duplas ou trios para a criação de mensagens e para a produção de símbolos e cartazes.

Atividades

1) Dividir a classe em dois grupos.

2) Abordar o uso dos códigos não-verbais como gestos, expressões faciais, sinais de trânsitos e seu significado para a comunicação. O professor deverá deixar os alunos bem à vontade para expor suas opiniões.

3) Peça aos alunos do primeiro grupo que criem mensagens éticas e slogans relacionados com o meio ambiente, saúde e símbolos que lembrem o próprio cotidiano, como jogar lixo no lixo, apagar a luz ao sair, fechar a torneira etc.

4) O segundo grupo será responsável por uma pesquisa de mensagens publicitárias e propagandas que utilizam a função apelativa da linguagem e que tentam mudar o comportamento do público por meio de seduções sutis.

5) Finalmente, um ou dois representantes de cada grupo apresentará para a turma o que foi feito.

Caso tenha tempo, sugira à classe a confecção de cartazes ou mural que poderá ser mostrado em toda a escola.

Cada texto apresenta de forma diferente os seus conteúdos. Quando os alunos conseguem distinguir as diferenças das características e funções dos textos, com certeza já produzem melhor e aprimoram sua capacidade de comunicação.

Ana Rosa Silva
é professora de português do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino de São Paulo.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos