Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Alimentos transgênicos

Cristina Faganeli Braun Seixas

Alimentos transgênicos

Objetivos

1) Compreender o processo de manipulação genética para obtenção de um alimento transgênico ou geneticamente modificado;

2) Analisar as vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano.

Ponto de partida

Leitura do texto Transgênicos e biossegurança.

Estratégias

1) Orientar os alunos para a realização de uma pesquisa sobre as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos, indicando sites idôneos e interessantes;

2) Formar trios de alunos para discutir as informações encontradas. Cada trio deve elaborar uma lista de argumentos (vantagens e desvantagens) para a utilização dos transgênicos em nosso cotidiano;

3) O trio escolherá qual visão quer defender (a favor ou contra o uso dos transgênicos). Em seguida, os alunos partem para a criação de um produto fictício, pensando no marketing para lançar este produto no mercado, defendendo o ponto de vista adotado;

4) Por fim, os alunos apresentam o seu produto para a sala. Durante a apresentação devem anunciar os veículos de divulgação: o outdoor e o jingle de campanha publicitária televisiva. (Toda a campanha deve se basear no ponto de vista escolhido, a favor ou contra o uso do transgênico.)

Sugestões e dicas

Os alunos podem elaborar sua apresentação em power point, por exemplo. Também podem apresentar esta campanha publicitária para um grupo de alunos de outra série, fazendo um levantamento de dados sobre a opinião do grupo em relação à questão abordada.

Ensino Fundamental