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Ensino Fundamental

Biologia - Anatomia abdominal

Cristina Faganelli Braun Seixas

Anatomia abdominal

Objetivos

1) Reconhecer e identificar a anatomia abdominal;

2) Diferenciar e relacionar os órgãos abdominais a diferentes sistemas (digestório, excretor e reprodutores).

Material

O ponto de partida será o texto Anatomia abdominal.

Os outros materiais são: massa de modelar, folhas de papel A3 ou kraft, caneta hidrográfica preta e lápis de cor.

Estratégia

Primeiramente deve-se fazer a leitura do texto referente à região abdominal, observando atentamente a disposição dos órgãos (pode-se recorrer a outras imagens, além da que ilustra o artigo). Em seguida, o educando deverá localizar alguns destes órgãos em seu próprio corpo, verificando o lado correspondente dos referidos órgãos e se eles estão ou não protegidos pelas costelas, por exemplo.

Vale lembrar que essa localização pode ocorrer através de um momento de sensibilização, com música ambiente, e, se possível, ser realizada conjuntamente com o professor de educação física uma atividade, a fim de que se percebam as alterações em uma situação de repouso e após um exercício físico, como uma corrida, por exemplo.

A partir daí, a sala deverá ser organizada em grupos de quatro alunos cada. Do quarteto, uma dupla desenhará os órgãos do sistema digestório, fazendo primeiramente o contorno de um corpo humano com a caneta hidrográfica no papel A3. Em seguida, devem-se desenhar os órgãos do sistema digestório. A outra dupla, por sua vez, fará uma pesquisa sobre cada órgão e sua função.

No final, utilizando o modelo em desenho, os órgãos serão feitos com massinha de modelar.

Esta estratégia poderá ser realizada com os diferentes sistemas relacionados a anatomia abdominal, são eles: respiratório, circulatório, excretor, reprodutores.

Produto final

Cartazes referentes ao sistema estudado a serem fixados na sala ou exibidos na biblioteca da escola.

Sugestões e dicas

Essa atividade também poderia ser realizada de forma coletiva: os alunos representariam em papel kraft uma pessoa adulta e assinalariam onde cada órgão se localiza. Depois, os órgãos podem ser confeccionados com papel machê.

O professor poderia sugerir aos alunos que a pesquisa fosse realizada através da Internet e que estes pudessem comparar as informações obtidas.

Uma "exposição tátil" poderia ser realizada. Nela, os alunos explorariam os trabalhos através do tato, percebendo a localização, o tamanho e as diferentes texturas dos órgãos de um determinado sistema. Isso vale principalmente para escolas onde houver algum aluno com deficiência visual.

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