Bioética

Objetivos

1) Compreensão do conceito de bioética;

2) Perceber que se trata de um conceito "mutante", isto é, passível de modificação com o tempo e o avanço tecnológico;

3) Compreender que hoje o conceito está em debate e reconhecer os elementos que informam esse debate;

4) Ser capaz de emitir opinião fundamentada acerca do tema e de questões concretas a ele relacionadas.

Ponto de partida

Leitura do texto Bioética: a ética aplicada aos problemas da biomedicina.

Comentário

O texto em questão expõe teoricamente o conceito de bioética, mostrando a ruptura ocorrida em relação à ética médica do passado, em função dos avanços científicos e tecnológicos. Trata-se de um texto denso, embora acessível ao aluno do ensino médio.

Estratégia

Realizar uma leitura orientada do texto em sala de aula. O professor pode pedir que alguns alunos leiam em voz alta o texto: cada aluno lê um parágrafo, ao fim do qual, através de perguntas, aufere-se o que os alunos entenderam do parágrafo lido. A seguir, a título de sugestão apresentam-se algumas questões que merecem ser formuladas:

1) No segundo parágrafo do texto, lê-se: "A ética surge para tentar diminuir a distância que se abriu entre o meio (tecnologia) e o fim, [...]". Qual seria esse fim?

2) Por que "beneficência", "não maleficência" e "justiça" já não respondem às expectativas da sociedade?

3) O que significam, no texto, os conceitos de "autonomia" e "alteridade"?

4) O que foi acrescentado à visão preventiva e curativa da medicina?

5) Peça exemplos práticos de medicina:

  • desiderativa,
  • preditiva.
  • psicoindutiva,
  • paliativa,
  • permutativa e
  • perfectiva;

    6) Como essas questões se colocam nos países pobres?

    Atividade

    Debater questões práticas ligadas à bioética, por exemplo, pesquisa com células-tronco, aborto, aborto de fetos com anencefalia, eutanásia, eugenia, etc.

    Sugestões

    1) Antes de discutir o a questão da bioética, ler o texto Ética: a área da filosofia que estuda o comportamento humano, na área de filosofia do site Educação.

    2) Eventualmente, pode-se desenvolver um trabalho interdisciplinar envolvendo o professor de filosofia, que pode trazer importante contribuição sobre as questões éticas.

    3) Sites onde se encontra material que vale a pena sobre bioética:

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

    4) O Dr. Carlos Alberto Pessoa Rosa, autor do texto, pode ser contatado pelo e-mail: meiotom@uol.com.br

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