Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Conhecendo as cobras

*Cristina Faganeli Braun Seixas

Conhecendo as cobras

Objetivos

1) Observar as cobras e suas características morfológicas externas.

2) Diferenciar as cobras peçonhentas das não peçonhentas.

Comentário introdutório

As cobras são animais que causam grande repulsa à maioria das pessoas, que acabam tendo impressões equivocadas, como, por exemplo, a de achar que a pele das cobras é úmida.

As cobras apresentam características externas e internas interessantes, que despertarão a curiosidade dos alunos.

Há cobras peçonhentas e não peçonhentas, e para isto devemos observar algumas características, em especial a fosseta loreal.

Estratégias

1) Organizar diferentes exemplares nas bancadas do laboratório ou em outro espaço adequado.

2) Solicitar aos alunos que observem suas características, desenhando-as e identificando-as, além de classificar os exemplares.

3) Salientar a presença ou não da fosseta loreal, a fim de verificar se o exemplar é peçonhento ou não.

4) Ressaltar a necessidade de se fazer uma comparação entre os diferentes exemplares, quanto a: formato da cabeça, escamas, pupila (analisando se apresenta hábitos diurnos ou noturnos), língua bífida (se possível), etc.

5) Posteriormente, os alunos farão um painel com algumas espécies de cobras brasileiras, os tipos de veneno e os sintomas após a picada.

Sugestão

1) Na cidade de São Paulo, o professor poderá agendar uma visita ao Instituto Butantan, optando pela quinta-feira à tarde, quando há possibilidade de se manusear os animais.

2) O professor poderá indicar o site do Instituto Butantan para consulta de informações.

3) O painel poderá ser elaborado por regiões, detalhando as cobras de cada uma delas.

Ensino Fundamental