Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Darwin - 200 anos

Cristina Faganeli Braun Seixas

Darwin - 200 anos

Objetivos

- Reconhecer a importância de Charles Darwin para a teoria evolucionista.

- Associar a expedição ao redor do globo, da qual Darwin participou, à teoria da evolução.

- Diferenciar o criacionismo do evolucionismo.

Comentários

Em 2009 comemoramos os 200 do nascimento de Darwin, naturalista consagrado, responsável pela teoria da evolução. Em 1859 foi lançado o seu livro "A origem das espécies", que introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio da seleção natural. Ou seja, somente o mais forte e melhor adaptado sobrevive, gerando descendentes. Faz-se necessário ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o naturalista e suas contribuições ilustres à teoria evolucionista, que permanece atual até os dias presentes.

Materiais

Textos: Charles Robert Darwin e Navegando pelo mundo, Darwin revolucionou ciência.

Estratégias

1. Ler a biografia de Charles Darwin e fazer um resumo.

2. Pedir para que algum aluno compartilhe com a classe as informações da biografia.

3. Ler o segundo texto. A leitura deve ser realizada coletivamente.

4. Discutir as idéias sobre evolução apresentadas no texto e consultar o livro didático adotado e/ou outro referente ao conteúdo.

5. Definir criacionismo.

6. Realizar um quadro comparativo sobre criacionismo x evolucionismo.

Dicas

O educador poderá providenciar cópias dos textos abaixo, disponibilizando-as para os alunos, de maneira a incentivar a leitura em casa:

a) Seleção natural é a idéia central do darwinismo;

b) Lamarck e Darwin revolucionaram a biologia;

c) Lamarck e Darwin revolucionaram a biologia - 2;

d) Evolução - Teoria é a plataforma básica para os estudos biológicos;

e) Passados 150 anos, teoria da evolução ainda é tema de intensos debates.

Ensino Fundamental