Digestão: conceitos básicos

Cristina Faganeli Braun Seixas

Objetivos

- Ler e interpretar as informações do texto.

- Observar e localizar os órgãos da digestão.

- Reconhecer como ocorre a digestão e a importância desse processo para a nossa sobrevivência.

Introdução

O alimento percorre um longo caminho a partir do momento em que passa pela boca e é transformado em pedaços cada vez menores. Para alguns alimentos, a digestão se inicia na boca, enquanto que, para outros, é apenas no estômago que sofrem a ação de diferentes enzimas e sucos gástricos. Os órgãos da digestão são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos (delgado e grosso) e o ânus, por onde os resíduos são eliminados.

Procedimentos

1) Solicitar aos alunos que realizem a leitura prévia do texto: Digestão e excreção: como o organismo processa os alimentos e se livra de resíduos.

2) Pedir que os alunos se expressem oralmente sobre a leitura do texto. O professor enfatizará as informações que julgar necessárias e que não foram colocadas pela classe.

3) O professor deverá demonstrar o funcionamento do sistema digestivo por meio de slides, solicitando que os alunos identifiquem os órgãos responsáveis pelo processo da digestão.

4) Estimular o levantamento de hipóteses: quando os alunos colocam diferentes alimentos na boca (por exemplo: bolacha, um pedaço de carne, pão, ovo, etc.), o que ocorre? Alimentos ricos em amido, como o pão e a bolacha, iniciam sua digestão na boca, em virtude da ação da enzima amilase salivar ou ptialina, e serão dissolvidos - se mastigados de maneira adequada. Quanto aos alimentos ricos em proteína (carne e ovos, por exemplo), estes iniciam a digestão no estômago.

5) Em seguida, demonstrar, ainda por meio de slides, os outros órgãos por onde o alimento passa, seguindo o caminho que os alimentos percorrem, a partir do momento em que entram pela boca.

6) Ressaltar quais são os órgãos anexos da digestão e sua importância.

7) Solicitar que os alunos realizem o registro das informações da aula e, posteriormente, pedir para que alguns leiam suas anotações, a fim de discuti-las e complementá-las, se necessário.

Sugestões

Solicitar que os alunos realizem uma pesquisa sobre os órgãos da digestão em diferentes animais: herbívoros, carnívoros, etc., comparando os hábitos alimentares e os órgãos responsáveis pela digestão. Por exemplo: a proeminência dos dentes nos animais carnívoros, o tamanho do intestino dos herbívoros, etc.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos