Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Insetos

Cristina Faganeli Braun Seixas

Insetos

Objetivos

1) Caracterizar os insetos.

2) Observar os insetos, comparando com os outros artrópodes.

3) Reconhecer os hábitos alimentares, respiração, reprodução e as diferentes fases de desenvolvimento (metamorfose).

4) Relacionar os insetos com outros seres vivos, garantindo assim a polinização de plantas, controle de pragas, etc.

5) Associar os insetos aos hábitos alimentares de diferentes culturas.

Comentário introdutório

Os insetos são animais invertebrados, pertencente ao grupo dos artrópodes (filo artrópoda), palavra originária do grego, arthros = "articulado" e podos = pés, patas, apêndices. Possuem membros rígidos e articulados, com exoesqueleto.

Os artrópodes são representados pelos insetos (formiga, barata), aracnídeos (aranhas, escorpiões), crustáceos (siri, caranguejos), diplópodes (piolho de cobra) e quilópodes (centopéias).

Materiais

Ler o texto: Insetos: Morfologia, alimentação, metamorfose e polinização.

Estratégias

1) Realizar uma atividade diagnóstica, solicitando que os alunos respondam algumas perguntas como as que seguem:

a) Elenque 20 insetos, no mínimo.

b) Que características você conhece sobre os insetos? Estas são comuns a todos os insetos de sua lista?

c) De que os insetos se alimentam? Como respiram? Como se reproduzem?

2) Solicitar que alguns alunos leiam suas respostas espontaneamente.

3) Promover um momento de leitura do texto: "Insetos: Morfologia, alimentação, metamorfose e polinização".

4) Dialogar com os alunos sobre a importância dos insetos na natureza, favorecendo o equilíbrio ecológico, além de ajudar na polinização. Também deverá ser mencionado o fato de os os insetos sendo utilizados como alimento na China, por exemplo.

5) Após resgate das características dos insetos, solicitar aos alunos que reestruturem suas respostas da atividade diagnóstica.

6) Realizar painéis informativos sobre as características gerais dos insetos com figuras de alguns exemplares pertencentes a classes diferentes, evidenciando seu hábito alimentar.

Dicas

O professor poderá elencar todos os insetos citados pelos alunos, compondo uma lista coletiva, a ser ilustrada com imagens que os próprios estudantes devem providenciar.

Ensino Fundamental